Resenha #160: "Santo André" (2020) - Maddiba

Acompanhado o excelente trabalho do pessoal do Canal Scena, ficamos conhecendo o trabalho do Maddiba e aqui tenho que admitir por mais que não seja nem um um pouco chegado em trabalhos que envolvam o rap, o que essa banda apresentou me deixou empolgado por demais para ouvir o que mais poderiam apresentar. A minha opinião, está neste texto, confira.



Primeiro vamos apresentar quem são eles. O Power Trio formado no ano de 2016 por Lucas Viana (baixo e CDJ), Renan Pigmew (bateria) e Tchel Caron (guitarra e vocal). A banda consegue ter uma bagagem musical que vai do Rap ao Hardcore. Imagina uma mistura entre Suicidal Tendencies, Biohazard e Beastie Boys, porém, anexe a isso musica regional, com pitadas de Reggae e tudo mais que a criatividade deles permitirem. E se você acha que eles se perdem nessa transição, ai está um dos grandes méritos do Maddiba, não temos uma colcha de retalhos pelo  contrario e tudo muito fluido e orgânico. 

Antes desse trabalho aqui eles lançaram dois EPS que caso a proposta de som tenha te agradado recomendo muito ir atrás e também vale dizer que o engajamento da banda e principalmente a mensagem que querem transmitir é digna de aplausos em tempos como esse. O posicionamento atualmente é fundamental, perde-se likes mas ganha-se integridade o que é muito mais compensador. 



"Save Yourself" veio diretamente dos anos noventa, essa música é tudo que o Limp Bizkit queria ser mas nunca conseguiu. Um minuto depois somos atingidos com um soco no estomago com vocais berrados e pegada bem Hardcore nova-iorquino aqui eles já tem minha atenção total. "The Answer Is" vem na mesma proposta com um destaque para os parafraseados Rap que depois já te remete para um pista de skate e a cozinha dessa faixa em especial me cativou por demais e note o fraseado de guitarra. 

Por mais que minha vontade seja fazer um faixa a faixa desse trabalho, acho que seria como dar um spoiler de um filme muito bom por isso mesmo que quero destacar mais dois sons caso não tenha conseguido te convencer a ouvir esse registro Power que é um som que via na escola do Rage Against  the Machine e sem duvida deixaria Zak de La Rocha com um sorriso no rosto. Já "Let me Think About it" que consegue fazer uma levada Reggae good vibes se tornar um nervoso Hardcore e depois voltar para o Reggae e para o Hardcore . 

Com Santo André o Maddiba não é apenas uma revelação de 2020 como um sopro de originalidade e talento na musica extrema nacional. Ouça de mente aberta ou na boa, se você não esta pronto para captar a mensagem nem ouça, provável que esse som não é pra ti, tente ai um sertanejão pra gado mesmo....


TRACKLIST
1) Save Yourself
2) The Answer Is Power 
3) Let me Think About it 
4) City Of S.A 
5) We are Going Down 
6) WTF Can I Say 
7) Gruvit 
8) Keep It 
9) Visual Violence 
10) Day by Day


FORMAÇÃO
Lucas Viana - baixo e DJ;
Renan Pigmew - Bateria; 
Tchel Caron - guitarra e vocal.