Notas Extremas # 111

Salve Headbangers!
Vamos começar a semana atualizando nossos leitores do que ocorre na cena do Metal Extremo com a mais recente edição das nossas Notas Extremas.


1) Darkship lançando o vídeo de I Know I’m in Danger, gravado na turnê com Mike Portnoy

Está no ar mais um vídeo ao vivo da banda gaúcha Darkship, gravado durante a turnê “Redemption Tour”. Levada a cabo ao lado da banda Noturnall e dos conceituados músicos Edu Falaschi e Mike Portnoy pelo Rio Grande do Sul e São Paulo, no segundo semestre de 2019. Joel Pagliarini (bateria e sintetizadores), Sílvia Cristina Schneider Knob (vocal), Rodrigo Schäfer (baixo), Ander Santos (violino e piano) e Julio Cesar de Azeredo (guitarra) tem disponibilizado, todos os meses, vídeos profissionais gravados durante a turnê, que posteriormente serão lançados em formato DVD. O baterista Joel Pagliarini comentou a experiência:

“Tivemos um tempo muito breve entre gravarmos nosso álbum “Between the Shadows”, entrarmos em estúdio para ensaios e conseguir estar junto nos shows com Mike Portnoy, Noturnal e Edu Falaschi, foi cerca de um mês e meio de ensaios para preparação do DVD, já pegamos a turnê em andamento, mas conseguimos nos doar e fazer com que tudo estivesse em seus lugares, tanto em organização e a parte artística, pois tínhamos que conciliar a parte de coreografia das meninas da FireLips, que por sinal ajudaram fazer de um show um espetáculo, e a parte dinâmica das nossas músicas para que tudo ali fizesse parte de um todo”.



2) Anguere lança o vídeo para a faixa Zé Pequeno 

A banda Anguere de 'Thrash/HardCore', lança seu mais novo material, o vídeo de Zé Pequeno, faixa que se encontra no EP "Castigo" que foi lançado em Fevereiro de 2020.
O vídeo oficial conta com cenas do aclamado filme brasileiro Cidade de Deus  que conta a história de um dos maiores traficantes de uma comunidade. É nesse contexto que a banda lança esse vídeo. As filmagens individuais de cada integrante foram feitas em casa devido a pandemia de Covid-19 que estamos vivendo!




3) X-Empire lança Hard to Breathe, primeiro 'single' e videoclipe em 3 anos 

A banda paulistana, X-Empire, lança seu primeiro trabalho após um hiato de 3 anos, e apresenta a nova formação. O single Hard to Breathe conta com uma produção moderna e requintada feita por Michel Villares (vocalista e fundador), Ricky Franco e Morgana Von Stein no M&H Studio. Com uma sonoridade polida e mais moderna, o novo 'single' traz uma banda desprendida de ousadias, mesclando melodia e peso, características fortes do início do X-Empire, fundada em 2012. A mixagem e masterização de Hard to Breathe foi feita na Inglaterra por Chris Clancy da Audioworks Studios. Chris também é vocalista da banda Mutiny Within, grupo estadunidense que teve seu 'debut' autointitulado em primeiro lugar da Billboard em 2010. O videoclipe foi lançado através do canal do selo britânico Spaceuntravel




4) Föxx Salema: Novo 'single' será uma versão em português para a música Rebel Hearts

Após a excelente receptividade do documentário “LGBT+ no Heavy Metal Brasileiro”, produzido pelo canal do Youtube Heavy Metal Online, de Clinger Carlos Teixeira e produzido por Clinger, Diego Sachi e a própria Föxx Salema, a vocalista, que já havia anunciado a novidade em outras ocasiões, oficializa seu próximo lançamento, um 'single' chamado Rebelião, que trata-se de uma versão em português para a música Rebel Hearts, de seu 'debut' auto intitulado lançado no ano passado. O 'single', ainda sem data de lançamento e que será distribuído digitalmente pela ONErpm, depende agora de uma flexibilização maior e melhoria no quadro imposto pela pandemia, que tem atrasado os trabalhos, não só de Föxx Salema, mas de grande parte das bandas ao redor do mundo. A vocalista comenta que tanto a letra quanto a arte do 'single' já estão prontas:

“Quando eu decidi realizar essa versão, após o registro lírico, eu contratei um ilustrador homoafetivo para cuidar da imagem do mesmo, a fim de apoiar alguém que (diretamente) faz parte da comunidade LGBT+. Essa será a 1ª vez que lançarei uma canção autoral em português e eu acredito que, assim que a quarentena permitir entrarmos em estúdio, o resultado final será bem interessante.”




5) Coletânea "Rock Freeday Collection IV" anuncia arte e 'tracklist'

Com o intuito de promover a divulgação de bandas brasileiras para mais pessoas que gostam do 'Rock' e 'Heavy' Metal, a Rádio Rock Freeday anuncia o lançamento da nova coletânea física “Rock Freeday Collection IV”. A arte do projeto foi assinada pelo designer João Duarte, responsável por capas, sites e cartazes de bandas como Angra, Dream Theater, Rhapsody, Nervosa e outras.

A arte representa o atual momento que vivemos, alinhando força, impacto e representatividade das bandas que compõem a quarta edição do projeto, que sempre visa estimular, e amplificar toda divulgação dos estilos que tocam diariamente na programação da web rádio.


“Em plena pandemia de Corona vírus e de toda problemática do isolamento social, decidimos que a melhor forma de manter as bandas em evidência, e sobretudo, vivas no mercado da música, seria justamente divulgando seus recentes trabalhos para o público alvo”, justifica o editor da Rock Freeday, Alexandre Afonso.



A coletânea "Rock Freeday Collection" é uma produção coletiva, aberta para vários segmentos do 'Rock' e Metal Brasileiro. O quarto volume tem por objetivo abrir mais vias de divulgação para o trabalho das bandas, músicos, cantores e compositores que compõem de forma autoral o seu trabalho.

6)  Nova formação da Silent Empire


A banda de 'Death' Metal de Criciúma/SC, por meio das suas redes sociais anunciou a sua nova formação que agora conta com Ivan Fabio Agliati na guitarra e vocal,  Guilherme nas guitarras,  Aline que era das guitarras foi para a bateria e Rafaella Burigo no baixo. A banda vem trabalhando em novos sons para seu próximo 'full'. 




7) Muqueta Na Oreia realiza 'live' com Carlos Lopes, do Dorsal Atlântica


Após excelente bate-papo com o ator e vocalista Alírio Netto (Shaman/Queen Extravaganza), a banda Muqueta Na Oreia se prepara para mais uma 'live' especial com personalidades do 'rock'/metal em comemoração ao "Mês do Rock". Com transmissão simultânea nas páginas oficiais no Instagram, Facebook e YouTube, o grupo recebe, nesta sexta-feira (24/07), a partir das 20h30, Carlos Lopes, 'frontman' do Dorsal Atlântica, um dos grupos mais importantes da história do 'heavy' metal nacional ao lado de Sepultura e Korzus



Revisado e editado por Carina Langa.