Rememorando André Matos: "Mentalize" - Carreira Solo - Parte 04

Finalizando nossa quadra tributo ao mestre André Matos, vamos falar um pouco de "Mentalize", o segundo trabalho da carreira solo do maestro que foi lançado em 2009 e que, nesse trabalho, conta com os irmãos Mariutti,  além de André Hernandes na guitarra, Fabio Ribeiro nos teclados e Eloy Cassagrande na bateria que, na época, estava com 18 anos.



Esse é aquele trabalho que merece uma atenção redobrada para ouvir, digo isso porque nas primeiras audições eu não gostei do material e tive que voltar pra ele muito tempo depois, foi quando passei a curtir muito todos os conceitos ali abordados, começando pela capa que expressa a mensagem do labirinto que encontramos dentro de nós mesmos e casa perfeitamente bem com a obra em um todo.

Leading On tem influências do "Reason", por isso é pesada e ao mesmo tempo vem com toques modernos e uma linha tribal, que não lembro de essa característica já ter sido explorada em outros trabalhos do cantor.



I Will Return me fez lembrar de Virgo, e por isso, pode-se dizer que ela tem uma pegada comercial meio Queen, que é uma das grandes influências de Matos. Someone Else é minha faixa favorita, desse trabalho, ela se apresenta com arranjos bem marcados e peso. Como é bom ver como André dava espaço para todos os músicos que estavam ao seu lado, sem dúvida, a generosidade era uma marca do artista. 

Este trabalho também tem suas baladas como Back to You que tem passagens clássicas, a fase mais 'power' vem com Shift the Night Away. A faixa título tem uma execução monstra de Eloy Casagrande e uma pegada mais visceral no instrumental. Mirror Of Me, Violence e Lapse In Time são os momentos que mais flertam com o metal melódico, citei as três juntas pelo fato de suas letras mostrarem uma leitura de mundo única e reflexiva.

Se você, assim como eu, não curtiu esse trabalho na época do lançamento do mesmo, dê mais uma chance à ele, pois temos aqui o supra sumo da carreira de André Matos, um músico que soube, como poucos, se reinventar. Como redator do Underground Extremo e fã de metal há mais de 25 anos, só posso dizer, obrigado maestro por tudo! Sua música, suas mensagens e a admiração eu tenho por ti serão eternas!



TRACKLIST:
1) Leading On
2) I Will Return
3) When The Sun Cried Out
4) Mentalize
5) Back To You
6) Mirror Of Me
7) Someone Else
8) Violence
9) Myriad
10) Powerscream
11) Don't Despair

Revisado e editado por Carina Langa.