Notas Extremas #108

Salve Headbangers!
Tradicionalmente, aqui no Underground Extremo, começamos a semana divulgando os principais acontecimentos da cena do Metal nacional com as nossas Notas Extremas , confira a edição 108.



1) Vulcano: Banda estreia “The Awakening of an Ancient and Wicked Soul – A Trilogy”

O Vulcano definitivamente não pára, e acaba de anunciar seu novo canal do YouTube com uma grande novidade a ser lançada no mesmo! Trata-se de “The Awakening of an Ancient and Wicked Soul – A Trilogy Music Video” que trará o EP completo – lançado em 2014 – em vídeo, pois isso se faz necessário para o melhor entendimento do conteúdo deste material.

Eu configurei três livros onde cada um possui uma lírica que versa para um tema central. A princípio parece um pouco difícil sua compreensão então por esse motivo eu decidi que aquelas canções precisariam ter algumas imagens centrais de modo que facilitasse o entendimento e assim partimos para fazer isso, um longo vídeo clipe.” – Completa Zhema Rodero.

Sobre este trabalho, que contou com o apoio na produção de Rodney Assunção, Zhema ainda cita: 

É uma produção simples e pobre, sem arrojos, sem efeitos especiais, porém feita com atitude e vontade de Headbanger para Headbanger. Este é o ‘Underground Spirit!’”

Inscreva-se no novo canal da banda e não se esqueça de ativar o sininho para receber as notificações:




2) As The Palaces Burn - Segundo vídeo do "Studio Report" disponível

Disponibilizado no canal de Youtube do grupo, youtube.com/asthepalacesburn, o segundo vídeo da série “ATPB:REC - Gravação de bateria”, onde Gilson Naspolini retrata o seu processo de criação e arranjos das linhas de baterias do novo EP da ATPB. Material esse que está em processo de finalização e promete ser uma nova “Era” para a As The Palaces Burn.




3) Novo EP do Fanttasma é lançado e reúne vários convidados especiais

O Fanttasma é um projeto artístico, sem vínculos estéticos, capitaneado pelo multi-instrumentista, compositor e produtor musical Rafael Augusto Lopes (ex-Torture Squad e Eternal Malediction).

“Another Sleepless Night”, o disco de estreia, foi lançado em 2013, inicialmente disponibilizado apenas no Bandcamp. Após impressionante demanda, a gravadora Warlock acabou lançando o álbum em CD. Sete anos é um longo período para não se esperar por grandes mudanças. Ainda mais de um projeto como o do Fanttasma, que nunca se limitou musicalmente.

“Sailing”, novo EP do grupo, lançado no último dia 14 de Maio, reúne três composições inéditas, Mars Is Here, Major Overhaul e Sailing, que são a mais recente tradução do desejar artístico de Rafael Augusto Lopes. Uma proposta musical livre, plural, inclusive em sua concepção, já que em “Sailing” Lopes promove uma reunião de músicos de altíssimo nível, entre eles a vocalista do Torture Squad, Mayara Puertas, responsável pelos vocais principais em Mars Is Here.

Durante as gravações de minha participação com o Living Metal no Casanegra Studio, fui surpreendida pelo convite do Lopes para participar do projeto gravando vozes para a faixa 'Mars is Here'. Foi uma gravação inusitada que me tirou totalmente da minha zona de conforto dos guturais. Talvez seja uma das canções mais melódicas para a qual emprestei minha voz. Fiquei muito feliz com o resultado. É uma honra contribuir em um projeto do Rafael Augusto Lopes que é um grande guitarrista e produtor, e que fez parte da história do Torture Squad.”, comentou a vocalista.

Outros convidados especiais em “Sailing” incluem Victor Cutrale (vocal em Major Overhaul), Daniel Wegan (vocal em Sailing), Stella Rocha ('backing vocals' em Mars Is Here), Lucas Emidio (bateria em Mars is Here e Major Overhaul) e Rafael Paiola ('backing vocals' em Mars Is Here).

A capa de “Sailing” também é uma pintura a óleo sobre tela do artista Rafael Romanelli (também guitarrista do Living Metal).

De acordo com Rafael Augusto Lopes, as músicas de “Saling” foram compostas há mais ou menos dois anos.

Eu estava totalmente dedicado à música dos meus clientes e deixei essas de lado. Mas no segundo trimestre de 2019 tirei da gaveta e começamos a gravar. Tive dúvidas se era o período certo para lançar com tudo o que nós todos estamos vivendo, mas nós precisamos continuar. E sou muito grato aos músicos que me acompanharam nessa jornada e fizeram essas músicas se tornarem realidade."

A respeito do direcionamento estético do EP, Lopes completou:

"Para mim o Fanttasma não tem nenhuma amarra musical, o que fez com que essas três músicas novas sejam bastante diferentes entre si, e também diferentes do primeiro álbum. Isso não significa que os próximos trabalhos vão soar parecidos com "Sailing", nem que vão soar parecidos com o 'Another Sleepless Night'. Aos poucos a identidade do Fanttasma vai se tornando mais clara e englobando todas essas sonoridades".


4) HellgadeN lança o seu primeiro 'Lyric' Vídeo

Os fãs podem conferir a pesada música Possessed By Noise nas redes sociais oficiais do grupo.

A banda de 'thrash'/'groove' metal do interior paulista, HellgardeN, disponibilizou para seus fãs e do gênero musical, o seu mais novo 'lyric' vídeo para a última faixa do álbum de estreia "Making Noise, Living Fast", via gravadora americana Brutal Records: a emblemática Possessed By Noise.

No vídeo animado, criado pelo designer gráfico Raoni Hoseph e usando o trabalho do artista Marcelo “Draw Or Die”, divulgada nas camisetas oficiais lançadas pela banda em sua loja virtual.

Para o guitarrista, Caick Gabriel, essa é uma música que expressa toda a energia visceral da banda.

Ela demostra essa nossa vontade de estar nos palcos. Usamos a arte para ilustrar o que mostramos nos nossos shows. Ou seja, ‘Mosh Or Die!’”, acrescenta.

Para mim é aquela faixa ‘sem tempo ruim’, que vai dar um uma levantada no seu astral a qualquer hora que você for ouvir", completa o baterista Matheus Barreiros.

Para o baixista Guilherme Biondo, o som representa o que é o HellgardeN.

Pura energia, potência e sangue fervendo por puro ‘barulho’”.

É uma conexão da banda com os fãs do metal. Na letra há frases que expressam esses sentimentos como, por exemplo, ouvidos apitando com barulho, sentir o ‘inferno’ e, até mesmo, ficar louco com o som. A dica é: aumente o volume e pire insanamente!”, finaliza Diego Pascuci, o vocalista do HellgardeN.



4) Metal com Batata divulga as atrações do seu primeiro festival online 

A mídia Metal com Batata, divulgou as bandas e os horários do seu Festival online, produzido com bandas do cenário do Metal Nacional, tocando em suas casas e estúdios com gravações totais, parciais e 'playthrough' de suas próprias músicas, o festival irá ao ar no dia 5 de junho e terá as seguintes atrações e horários:

Pandemmy (21h), Carcinosi (21h 05 min), Hellish War (21h 15min), Hawake (21h 20min), Drowned (21h 25min), Herd (21h 30min), Crucifyce (21h 35min), Guilherme Costa (21h 40min), Beltane (21h 45min), Deathgeist (21h 50min), Sunroad (21h 55min).


5) ChaosFear divulgando primeiro 'single' do novo trabalho




Depois de liberar o 'teaser' para a pesadíssima faixa A New Life Ahead, gravado em isolamento social devido a pandemia do Covid-19 como aperitivo para novo álbum “Be The Light In Dark Days”. ChaosFear tem o prazer em divulgar o primeiro 'single' oficial completo desse novo trabalho.

A faixa homônima foi escolhida por ser extremamente agressiva, moderna e densa, representando muito bem a essência da banda nessa nova etapa da carreira. Contando com as participações especiais de Murillo Leite (Genocídio) e Letícia Helena, amiga de longa data da banda e cantora do circuito de 'Rock'/Metal em São Paulo, nas vozes adicionais, ficou evidente que a banda não só absorveu novas influências como, também, evoluiu muito musicalmente saindo da zona de conforto!

Muito porrada! Tem, além da agressividade inerente ao ChaosFear, as presenças dos nossos amigos Murillo Leite e Letícia Helena deixando a música ainda mais grandiosa!”, comentou Fábio Moysés (bateria).

Essa faixa é uma obra que foi concebida em ambiente virtual, mesmo frente às adversidades. Musicalmente falando, não só a faixa “Be The Light In Dark Day”, mas o álbum todo, é maduro, coeso, pesado, agressivo, denso e cheio de melodia”, comentou Marco Nunes (baixista/produtor).

Eu e meu irmão Edu Boccomino (guitarra), fizemos o esqueleto dessa música no final de 2014. Foi o primeiro material que produzimos depois da pausa na carreira da banda em 2012/2013. Ela tem 'riffs' super agressivos, refrão bem alto astral e um final tétrico bem ao estilo Celtic Frost. A letra fala sobre um período muito difícil em minha vida, mais precisamente de 2014 a 2019, cheio de agonia, desespero e incertezas. Não foi nada fácil, e “ser a luz nos dias de escuridão” acabou sendo o mais importante para a minha superação.”, comentou Fernando Boccomino (vocal/guitarra).

"Fiquei muito lisonjeado pelo convite, pois o ChaosFear é uma banda em constante evolução musical e são amigos de longa data. Eles queriam uma camada mais densa de vocal e acredito que eu consegui entregar o que eles imaginaram para contribuir para a massa poderosa que "Be The Light In Dark Days" possui. O que ouvi deste álbum até o momento o credencia facilmente para ser um dos melhores de 2020!" comentou Murillo Leite (Genocídio) sobre sua participação na faixa.

Esse tão aguardado álbum de retorno conterá 7 faixas densas e melancólicas alternando passagens ora sombrias e cadenciadas, ora velozes, agressivas e cheias de 'punch', com uma produção robusta e moderna dando ênfase ao mais puro peso e técnica característicos da carreira do quarteto.



6) Company From Hell novo programa de Metal Extremo invade a Rock Company

Vai ao ar nessa segunda-feira, as 12 horas e as 20 horas, com reprise na quinta-feira, nos mesmos horários, o primeiro programa Company From Hell, fruto da parceira da mídia Underground Extremo com a Rock Company Radio Web.

Nesse programa iremos ter como entrevistado o redator da mídia Underground Extremo e vocalista da banda Dark New Farm, Luiz Harley, além de muito som extremo com as bandas: NervoChaos, Nervosa, Red Razor, Eskröta, Desalmado, Viletalle, Diabolical Funeral, Death, Korzus, Project46, Orquídea Negra e Threzor.



Revisado e editado por Carina Langa.