Resenha #131: "Surgical Disembowelment" - Dead Infection

Como um fã de 'goregrind', foi com muito pesar que fiquei sabendo do falecimento de Cyjan, baterista do monstruoso grupo polonês Dead Infection o qual ele formou em 1990. Gostamos de homenagear sempre a memória desses músicos da forma que eles desejariam, ou seja, imortalizando a sua obra. Por isso mesmo, escolhemos o trabalho "Surgical Disembowelment", lançado em 1993 para pagar esse tributo.

Se você ouvir esse trabalho hoje, ele pode te soar datado e até um pouco mal produzido, mas vamos no antenar no período histórico. Se alguma passagem desse registro te parece familiar, pode ter certeza que as bandas mais novas se inspiraram nesse registro e não o contrário. Note, por exemplo, os vocais não são 'pig squeal' e sim algo mais grave, dando a sensação que foi gravado nos mais obscuros porões do submundo.


Uma olhar especial para a capa, essa foto que me passou a impressão que foi tirada, em alguma sala de hospital, antes dos pacientes e dos profissionais da saúde chegarem e nessa mesma sala, irá ocorrer todas as atrocidades demonstradas nas letras. Nesse aspecto temático,  podemos até afirmar que estamos com uma banda de forte acento 'gore' mesmo o som remetendo muito ao 'Death' Metal. 

Tendo uma produção mais reta, fica difícil falar em destaques, mas recomendo a audição de sons como Xenomorph, Torsions, Let me Vomit e Maggots In Your Flesh. Caso procure algumas variações, vamos de Pathological View On the Alimentary Canal que é a faixa mais 'gore'.

Um trabalho que é conhecido por fãs de podreira, mas pouco acessível ainda para os 'bangers' em geral, não encontrei nenhuma resenha dele em português, por exemplo, mas vale a pena para quem quer saber como são os pilares do extremismo musical na Polônia.


Revisado e editado por Carina Langa.