Resenha #51: "Sistema Não Operacional" - Apto Vulgar

Resistir é questão de urgência

Vivemos tempos estranhos de crises econômicas e sociais que tem nos levado à pensar e esse pensamento nos leva ao inconformismo. Sem querer parecer niilistas, mas muitas vezes o cenário que nos apresentam é de total caos e perca de esperanças, e uma forma de expressar nosso ódio em relação ao meio que nos cerca é a música e, justamente com esse pensamento que formou-se a Apto Vulgar na qual a sua sonoridade passeia com tranquilidade pelo 'Hardcore' e pelo metal, nos mostrando uma sonoridade que irá te fazer pensar e ter fortes dores no pescoço.

Natural de Jacareí, interior de São Paulo, lançaram-se na cena com o EP "Confusão, Porrada e Repressão" que foi um ótimo pontapé para o primeiro 'full' "Sistema Não Operacional" ao qual refere-se essa resenha.



A capa já deixa bem claro o que temos pela frente, então se você é desses que fica sensível com qualquer coisa, já passe longe desse trabalho porque aqui a violência sonora disputa espaço com a raiva das letras, então, tome isso já na primeira faixa Confusão, Porrada e Repressão, que se apresenta com aqueles refrões no molde do 'hardcore' nova iorquino. 

Sistema Nervoso, uma faixa com um pouco mais de um minuto, me lembrou os momentos mais esporrentos do Surra. Força Pra Derrubar é um trem desgovernado, destaque para a bateria super acelerada! Melhor pode te enganar com o seu começo mais leve, mas cresce de uma forma absurda e tem um solo muito doido. 

Euforia foi a música escolhida para ganhar o vídeo clipe, que você pode ver no 'link' abaixo. Ela tem um andamento quase 'punk' bem marcado. Ainda temos De Frente À Realidade e Não Feche Os Olhos, com letras que parecem ter sido gravadas esses dias, de tão atuais.



Para quem curte a proposta de bandas como o Surra, Ratos de Porão (da fase mais metal), Paura, entre outras, vale conhecer o trabalho da Apto Vulgar, pois tem muito mais informação aqui, do que nas grandes mídias!


TRACKLIST:
1) Confusão, Porrada e Repressão 
2) Sistema Nervoso 
3) Força pra Derrubar 
4) Melhor 
5) Preço Alto 
6) Euforia 
7) De Frente Com a Realidade 
8) Não Feche os Olhos


FORMAÇÃO:
Bonzo - vocal;
Luciano - bateria;
Dórgs - guitarra;
Morto - baixo. 


Contatos:
Instagram: @aptovulgar

Revisado e editado por Carina Langa.