Resenha #28: "XIV" (2016) - Vulcano

Servos do Mal, reis do Underground!

Uma nota inicial, se você nunca ouviu nenhum trabalho do Vulcano, se não conhece essa instituição do metal mundial, pode já sair desse 'blog'. Bem, se você ficou, sabe que em um pequeno intervalo de tempo a horda santista lançou pertados que merecem nosso respeito, pois o verdadeiro metal brasileiro está ali em 'odes' como "Wholly Wicked", no EP "The Awakening An Ancient and Wicked Soul" e no trabalho gravado ao vivo o "LIVE II: Stockholm Attack".

E agora temos "XIV". O título por hora simples, apresenta também um trabalho mais direto, não que os últimos trabalhos fossem ruins, longe disso, só que em alguns momentos era apresentado levadas mais quebradas e intrincadas e afinações mais baixas, muito diferente dos primórdios.


Algumas mudanças na formação podem explicar essa volta as raízes, tendo agora ao lado do Zhema Rodero (Guitarras), o estreante Gerson Fajardo (guitarra), além de Carlos Diaz (Baixo), Luiz Carlos Louzada (Vocais) e Arthur “Von Barbarian” (bateria), todos esses nomes já são carimbados na cena, então é jogar para a torcida um trabalho que está um nível acima do que muita coisa produzida na gringa e que recebe o rótulo aqui de sensação do metal europeu e blá blá blá, opiniões de um puro complexo de vira-lata enraizado. 

Seria redundante ficar apontando destaques, o trabalho é muito agressivo e impactante, sua audição passa bem rápido. Ouça, por exemplo, Thunder Metal que para mim pode se consolidar em um novo hino para nação 'headbanger'. Propaganda And Terror é interessante pois tem uma letra que coloca o dedo na ferida do mundo atual. 

Porém, esse não seria um lançamento do Vulcano sem um pouco de blasfêmia e doses de ironia contra a escória católica e dessa vez, por mais que não seja um álbum conceitual, ele nos conta a história de um deus autoritário cruel, que castiga quem não se curva à ele, um ser supremo que por medo do medo conquista seguidores.


A melhor forma de terminar essa resenha é dizer obrigado Vulcano por nos fazer sentir orgulho do metal nacional. 

TRACKLIST
1) Propaganda And Terror
2) Thunder Metal
3) The Tides Of Melted Metal
4) Necrophagy
5) Behind The Curtains
6) Thou Shalt Not Kill
7) Paradise On Holocaust
8) The Face Of The Abyss
9) To Kill Or Die
10) I’m Back Again

FORMAÇÃO:
Zhema Rodero - guitarra;
Gerson Fajardo - guitarra;
 Carlos Diaz - baixo;
Luiz Carlos Louzada - vocais;
Arthur “Von Barbarian” - bateria.


Contatos
Emailcontatovulcano@gmail.com
Sitehttp://www.vulcanometal.com

Revisado e editado por Carina Langa.