Resenha #481: "Arriscando Tudo" (2024) - Perturbação Pura

Salve, headbangers! A escolha do nome de uma banda é sempre bem difícil, mas a Perturbação Pura, uma banda de Paulínia (SP), não teve dúvidas sobre qual mensagem queria passar, com o objetivo de fazer uma crítica ácida à desgraça humana, às injustiças sociais e sobre como o nosso atual modelo de vida nos leva à extinção em massa.
A sonoridade que eles encontram para isso é o punk com pegada de crust, e também heavy e thrash, e tudo isso inclinado para a violência sonora que faz a gente sempre dar um destaque aqui no site. E por isso quero apresentar para vocês o álbum "Arriscando Tudo".
O trabalho foi gravado com Bruno Suicídio no vocal, Matheus Satanás na guitarra e Bruno Maconheiro na bateria. Durante o processo de criação desse álbum, eles tiveram a saída do baterista, fazendo assim o versátil Bruno Maconheiro deixar o baixo para assumir a bateria. Então, esse formato power trio sem baixo é o que marca esse registro. Como baixista, eu já estava disposto a ficar puto, mas na sonoridade dos caras tenho que confessar que o som ficou muito bom. O fato é que o trabalho é muito homogêneo, sendo que Corpos Jogados na Rua tem algo de Napalm Death antigo e a letra é bem direta. E isso podemos falar de Foda-se a Polícia, um desabafo de quem é da periferia e sabe que a farda não é segurança, é medo.
O ódio continua destilando como em Pessoas que Você Ama Vão Morrer e Mais de 8 Milhões de Pessoas no Mundo, essa com um ar de grito de guerra que vai criando uma linha puxando para o circle pit agressivo.
Fato é que muitos artistas que pagam de isentão não entendem nem o que suas músicas querem dizer, o que não é o caso aqui. Então, para essa galera que pensa que The Wall foi feita em homenagem a pedreiros, nada melhor que trabalhos como "Arriscando Tudo" da Perturbação Pura para provar o contrário.
___________________
TRACKLIST: 
1) Corpos Jogados na Rua
2) Foda-se a Polícia
3) Daqui 150 Anos
4) Não Pertencemos a Nenhum Lugar
5) Correndo Junto à Morte
6) Pessoas que Você Ama Vão Morrer
7) Os Vermes Vão Te Devorar
8) Futilidades
9) Na Linha de Frente do Rock n' Roll
10) Mais de 8 Milhões de Pessoas no Mundo
11) Muita Gente Inocente
12) Perturbação Pura/Crime Social (bônus track)
_______________________
FORMAÇÃO:
Bruno Suicídio - vocal;
Matheus Satanás - guitarra;
Bruno Maconheiro - bateria.