Lançamentos de 2026 #001

Salve, headbangers! Uma tradição criada no site é divulgar álbuns, EP's, singles e demos de trabalhos lançados ao longo do ano, e em 2026 não seria diferente. Então, acompanhe os lançamentos deste ano vigente e não esqueça de apoiar as bandas, conferir seus trabalhos e fortalecer o underground.
_____________________________
001) Anna Pest
"Dark Arms Reach Skyward with Bone White Fingers II: Be (Not) Afraid" – Full Álbum
País: Canadá
Neste segundo álbum, o Anna Pest, que originalmente era um one woman band liderada por Abril Hutchins, recrutou dois músicos (Colin MacAndrew e John Angel) e mostra por que ficamos fascinados com a sonoridade demonstrada. Temos death metal, black metal, industrial e metalcore, às vezes na mesma música. Se pareceu diverso, é porque realmente é. Destaque para a abertura Second Impact.

_______________
002) Astarothica
"Pagan Winter" – Full Álbum
País: Reino Unido
É meio cedo para apontar o trabalho do ano, mas vamos lá: o que esse projeto faz é brincadeira? Algo na linha de Dimmu Borgir e Borknagar, com melodias que servem para intensificar as partes mais agressivas e black metal, transmitindo uma sensação de desolação. Ainda arrisca algumas passagens eletrônicas que deixam tudo mais elegante (sim, sei que isso é estranho para black metal, mas ouça e entenderá).

________
003) Antiquus Scriptum
"Sluagh-Ghairm (Elegia aos Celtas)" – Full Álbum
País: Portugal
Este é um projeto one man band antigo de Portugal, ativo desde 1998, liderado por Sacerdos Magus. Sua sonoridade reúne passagens ambient e black metal com folk, criando uma ambientação medieval ao mesmo tempo que incorpora elementos neoclássicos. Lindíssimo.

___________________
004) Blasfemador
"Malleus Maleficarum" – Full Álbum
País: Brasil
A prova de que 2026 começou com os dois pés na porta é já termos, no primeiro dia de janeiro, um álbum novo do Blasfemador. Dessa vez, eles invocaram o "Martelo das Feiticeiras" no seu speed metal, trazendo uma dose de melodia. Logo na faixa título vem o ataque sem concessões. Destaque para todas as faixas, mas até agora minha favorita é Lilith e Satanic Rock n'Roll.

_________________
005) Demonor
"Katve" – EP
País: Finlândia
Black metal finlandês é uma escola, e vindo dessa tradição, o Demonor mostra que vai honrá-la. Com apenas três faixas, eles exploram algo mais atmosférico em Häpeän Suihku, mas também mantêm elementos da segunda onda do black metal. Ótima estreia.

____________
006) Draconis Infernum
"The Black Flames of Satan" – Full Álbum
País: Singapura
Isso aqui é covardia. Considero há tempos o Draconis Infernum uma das melhores bandas de black metal da Ásia, e agora eles confirmam essa teoria com um álbum ainda mais potente que o antecessor "The Sacrilegious Eradication". Aquele toque da escola europeia moldou sua sonoridade, e temos agora o autêntico som da Draconis Infernum. Em breve, resenha no site.

________________
007) Fatal Contempt
Anabolic Thrash – Single
País: Estados Unidos
Gostou? Como o nome desse som é autoexplicativo! Depois do EP autointitulado, o Fatal Contempt retorna, e sua mistura de thrash metal com death está mais ácida (ou bombada) do que nunca. Unir a vibe do thrash com vocais mais death metal é para quem sabe fazer, e o Fatal sabe.
___________________
008) Absolutum
"Carne d'Angelo" – Full Álbum
País: Itália
A cena de black metal italiana pode não ser muito conhecida, mas os trabalhos que vêm de lá são impressionantes. O Absolutum é um projeto novo, sem muitas informações na rede, mas posso afirmar que "Carne d'Angelo" é um ótimo trabalho de black metal cantado em italiano, com uma atmosfera que remete a 1349 e Emperor.
________________
009) Abutre
"Terra Cruel" – Demo
País: Portugal
Banda nova na cena portuguesa, o Abutre bebe da escola oitentista do NWOBHM, e o fato de cantar em português remete ao começo do heavy metal no Brasil. Essa identificação faz essa demo ficar ainda mais legal. Vou ficar na expectativa de eles lançarem um trabalho, pois essa ótima demo (que pode ser conferida no Bandcamp) promete.

_________________
010) Alba Viking
"Alba Viking" – Full Álbum
País: Reino Unido
Nova one man band liderada por James Rowbottom. A proposta aqui é unir progressive metal com thrash metal, e o encontro desses dois estilos soa muito bem neste debut. Com dez faixas instrumentais, remete em alguns momentos ao trabalho solo de Jeff Loomis – só para ter ideia do talento do músico.