Dissecando EP's #110: "Lei" (2025) - Coffret de Bijoux

Salve, headbangers! Quem está acompanhando nosso especial de final de ano, onde fazemos uma grande lista de lançamentos? Nessa busca, me deparei com um trabalho que desafiou meu gosto pessoal, pois ele tem estilos que eu particularmente gosto: black metal, atmospheric black metal e shoegaze, tudo isso somado aos vocais hipnóticos da musicista Alice Simard, que eu já conhecia de outros trabalhos da cena do black metal canadense, como Luna Niveis e R'luhh.
Agora, frente ao Coffret de Bijoux (em francês: "Caixa de Joias"), ela mostra uma vocação incrível para compor, pois em pouco tempo lançou cinco álbuns e mais alguns registros que vou apresentar no nosso listão.
"Lei" é o oitavo registro, e aqui temos Simard mostrando-se uma compositora acima da média. Seu vocal gera no ouvinte uma hipnose, algo que ao longo da audição vai irritando (e note: isso não é uma crítica, pois acredito que ela faz de maneira proposital) – um toque mais angelical em um caos sonoro. Esse ambiente intimista me expulsava às vezes do ambiente, mas o instrumental puxava para a mensagem novamente, mantendo assim um equilíbrio entre o belo e o grotesco.
O lado belo vem nas primeiras duas faixas, Subtle Expression e Cold Enough, sendo essa segunda a que apresenta, pra mim, os melhores vocais de todo o álbum. As linhas de teclado são responsáveis por uma melancolia que eu achei muito bem-vinda, e essa está ao lado de String (minha favorita), não à toa uma onde o black metal é mais aflorado nesse oceano de sonoridades.
I Wish You Would Have Seen Who I Am finaliza o EP com uma sonoridade que remete a uma caixa de bailarina se fundindo com black metal, e me deixou a sensação de que esse é um trabalho minimalista para um nicho específico. Mas me sinto na obrigação de trazer para nossos leitores o trabalho dessa grande artista.
_____________________
TRACKLIST:
1) Subtle Expression
2) Cold Enough
3) String
4) Eol Fem
5) I Wish You Would Have Seen Who I Am
________________
FORMAÇÃO:
Alice Simard - vocais e todos instrumentos.