Lançamentos de 2025 - Parte 11

  Salve, headbangers! Vocês já sabem que aqui a nossa curadoria é totalmente voltada para o underground e, dessa vez, decidimos ampliar nossas listas para você ir acompanhando os lançamentos dentro do macrocosmo do metal mundial e conhecer e apoiar novas bandas. E não esqueça de curtir e compartilhar! Isso nos inspira sempre a continuar.

101) Bolg
Where Death Dwells - Full Album
País: Bulgária
Chegando ao seu segundo trabalho, o Bolg ("lobo" em idioma búlgaro antigo) mostra porque é um dos nomes mais referenciados no black metal europeu. Sendo fiel à cartilha do estilo, mas ao mesmo tempo mostrando passagens rápidas à escola de Marduk e Dark Funeral ao lado de partes mais melódicas, essa melodia só enaltece as partes obscuras. Um trabalho indispensável para quem quer apreciar o verdadeiro black metal, está sem sombra de dúvida nos meus destaques de 2025.



102) Northwinds
Circles (Démons et Merveilles)- Álbum 
País: França
Infelizmente, este é o último álbum do Northwinds, já que a banda perdeu seu talentoso vocalista Sylvain Auve. Essa despedida vem para rememorar a arte desse grande artista da cena francesa. Uma banda que sabia, como poucas, alinhar passagens de doom com elementos folk. As músicas não estavam totalmente terminadas, mas o fato desse registro ter sido lançado é uma grande homenagem.

103) Buckethead
Pike 663 - Open Yourself to Wonder - EP
País: Estados Unidos

E lá vamos nós começar a navegar na discografia gigantesca de Buckethead. Confesso que achava mais ego do que qualquer outra coisa o fato de ele lançar tantos trabalhos, mas depois de ouvir alguns deles, é inegável o talento dele de conseguir passar por tantas influências e entregar qualidade. Enfim, uma discografia gigante de um músico gigante, a alma que o Guns N' Roses precisava.


104) Doggy Style
Quantum Orgasm - EP
País: Canadá
Chamado para todos aqueles que têm um gosto duvidoso, o Doggy Style é conhecido por quem se aventura pela cena do pornogore e afins. Temos aqui um dos nomes mais divertidos e doentes da cena. Caso não conheça o trabalho deles (e são muitos), este aqui foi uma ótima porta de entrada. Para ouvir em família, lógico.
https://doggystylegrind.bandcamp.com/album/quantum-o

105) Masky
Lie to My Face - Single
País: Austrália
Pegue o groove do Limp Bizkit, adicione uma dose muito maior de peso, mas o mesmo senso de humor doente, e você terá uma prévia do que é o Masky em "Lie to My Face". Um single em que eles tiraram um sarro da cena hip hop, e o pior: ficou muito bom.


106) Mors
Vltra Mortem et Infera - Full Album
País: Itália
Talvez o nome Mors não seja bem conhecido, porém por trás desse projeto temos Bazzy, que estava no projeto Hornsvalereg. Aqui, ele continua fiel ao metal negro com altas doses de melodia e passagens dissonantes que conseguem dar uma densidade maior às músicas. Os vocais também são um grande acerto, indo das partes mais tradicionais a outras mais narradas. Temos em mãos um álbum clássico. Destaque para "La Distruzione del Tempio".



107) Muto Tapes
Sex Pet - Single
País: México
Este foi o único single lançado por essa banda de sludge metal, mas a qualidade do material compensa muito. Aquela pegada suja e vocais que parecem sufocar em um lodo estão presentes e criam um hype legal para o que eles podem fazer ano que vem.


108) Niers
The Taking - EP
País: Estados Unidos
Nesse segundo EP, o Niers opta por fazer um trabalho totalmente instrumental, o que torna sua proposta mais diferenciada no campo do black metal. Confesso que senti falta de uns vocais mais desesperados, mas o fato de fazer essa escolha mostra que sua sonoridade pode se manter obscura e densa como o estilo pede. Ainda dá tempo de dizer que a banda possui esse nome em homenagem ao mago Peter Niers.


109) Niūrios
In the Cradle of Twilight - EP
País: Estados Unidos
O Niūrios é uma one-man band liderada por um músico que não se identifica nas suas redes (o que dificulta muito nosso trabalho). Porém, ele afirma conseguir transitar por vários estilos, e aqui ele vira para o black metal. Achei muito bem feito, com elementos industriais que podem parecer estranhos se não forem usados da forma correta. Nesse aspecto, o projeto Niūrios acerta.



110) Nug
1000 Forms of Death - Demo
País: Estados Unidos
Olha o nome da demo e vem com menos de cinco minutos de música? Sim, é o melhor dos cenários para nós que amamos uma podreira sem limites. O Nug, como já deu para imaginar, aplica na gente um slamming death metal brutal até os ossos, e na demo já deixaram um cartão de visita cheio de tripas. Adorei, óbvio.



Ouça todos os lançamentos que já apreceram nas nossas listas na nossa playlist oficial de 2025