Descubra o Metal BR #30: [Maua]

Salve Headbangers! Muito antes do technical death metal ganhar força dentro do underground, tínhamos bandas aqui que estavam percorrendo esse caminho com total êxito e, logicamente, técnica e peso. Hoje vamos apresentar o nome desse estilo no Brasil o [Maua].
Formada no ano de 2004, em Aracaju, capital do Sergipe, a banda possui na sua discografia uma demo e dois full. Eu vim a conhecer eles a partir da demo "Conscience" (2009) onde a banda contava na formação com Diego Gonçalves na bateria, Mahavir Feitosa nas guitarras, André Cabral na guitarra, Érico Groman nos vocais e Jessica Webb no baixo.
Os destaques nesse trabalho começam com Bitch, um dos sons mais massacrantes do EP e a sua quebra de andamento é fascinante. Probably the End é urrada e vem com um excelente trabalho de bateria. The Awake in the Begining of the End tem um título auto explicativo, deixei um vídeo aqui para vocês conferirem.
Nothing Is Like The Same e Relief mantém a qualidade desse trabalho que eu não vejo como uma demo e sim, um ótimo cartão de visitas para quem quiser conhecer a banda de forma geral.
O resultado foi extremamente positivo e gerou um hype para o seu primeiro full. O vocalista Erico Groman na época, comentou acerca do trabalho dessa fase:
"Apesar de já termos muita coisa composta, ainda temos muitas ideias para experimentar, o que dá para adiantar é que as músicas estarão mais pesadas e técnicas".
Uma pausa para reformulação com uma troca na formação, onde a baixista Jessika Webb saiu da banda para a entrada de Marcel Freitas (OutMask), bem conhecido da cena aracajuana. O músico já entra na banda no processo de gravação do primeiro full "Unconscience", lançado oficialmente no festival Abril Pro Rock de 2016.
Aqui todas as expectativas foram elevadas e jogadas para enésima potência, pois temos aqui não apenas um trabalho de metal extremo e sim uma demonstração de todos os caminhos que essa música pode seguir. Não vou me aprofundar muito, pois quero resenhar esse álbum aqui, mas meus destaques vão para Volatile, que é densa, sombria e desgraçada (no melhor sentido). O seu contra ponto vem com Stay With Me a Little Longer, uma porrada direta e claro, um dos maiores clássicos da banda, Resist.
Para vincular a divulgação do trabalho, a banda gravou um clipe para a faixa Warhead, porém depois desse trabalho, tivemos novas mudanças de formação que são algo comum em toda banda do underground e para o posto de vocalista foi recrutado João Neto, dono de um vocal que se sobressai com tamanha versatilidade e punch.
Vem chegando o momento de um segundo álbum e temos um grande deslumbre com o primeiro single The Passage, faixa que batiza o novo trabalho e confirma o desempenho de João Neto no vocal, André Cabral e Adriano Santana nas guitarras, Marcel "Metal" Freitas no baixo e Afonso Ramalho na bateria.
Em 2020 "The Passage" é lançado e se você quer saber mais desse álbum não deixe de ler nossa resenha neste Link.
Fazendo jus a grande repercussão que atingiu e mostrando todo seu vigor e força, o [Maua] é uma daquelas bandas que temos orgulho de dizer que representa o metal nacional!