Resenha #365: "Obsession" (1998) - Lars Eric Mattsson

Salve Headbangers! No mundo dos guitar heroes muitos nomes são lembrados como Yngwie Malmsteen, Joe Satriani, Steve Vai, Jonh Petrucci, porém, de uma maneira bem injusta, essas listas não trazem o nome de Lars Eric Mattsson. Mas quem é fã do metal neo clássico, com certeza deve fazer jus a esse grande músico, e quero trazer para nosso site a resenha de um dos seus melhores álbuns: "Obsession".
Gravado em 1998, esse trabalho é aquele que vai quebrar seus estereótipos, pois você iria esperar algo do tipo trabalho de guitarristas super rápidos e mais interessados em mostrar o quanto são ágeis e virtuosos. Por isso que Lars se destaca, porque ele vai nos entregar uma música de qualidade ímpar só que ele não coloca o ego a frente e por isso temos na sua discografia trabalhos excelentes! Minha escolha por " Obsession" é devido a ele ser um dos maiores acenos para o hard e heavy metal.
A abertura já é fantástica com Caught In Your Web, qualquer semelhança com Dream Teather não é mera coincidência, pois logicamente as guitarras tomam a frente, mas Mattsson é um músico generoso, dando espaço para a voz de Bjorn Lodin soar e é incrível como ela é melódica e ao mesmo tempo áspera em muitos momentos. Alive mantém essa pegada hard com neo clássico, algo que o Raibown faz tão bem, mas some a isso uma pegada de metal tradicional e se você ainda não ficou impressionado, volta e começa a audição outra vez!
Fugindo do estigma dos trabalhos de guitar heroes, aqui a monotonia não tem chance, pois Just a Leo faz um aceno a algo da escola do Santana. Messenger me remeteu ao Talisman, e só por essas variadas citações de referências, já deu para perceber o talento do guitarrista finlandês.
Alam Hard toma conta da sequência do trabalho como na radiofônica Long Way Home e na correria de Time and Again. Porém, um belo trabalho de hard pede aquela balada e aqui temos, não aquelas farofas fraquinhas e sim, uma música com uma voz que emula dor, Sense And Obsession é fantástica e esse elogio está vindo de alguém que odeia baladas.
Não posso deixar de destacar também o grande trabalho de bateria do músico Christer Jansson que consegue fazer passagens intrincadas, ao mesmo tempo que tem aquele punch que o estilo pede. E o trabalho se encerra com a festiva And The Road Goes On, um som que pede para ser ouvido em uma auto estrada, desrespeitando todos os limites de velocidade.
A discografia do mestre Lars Eric Mattsson é extensa e se quer descobrir mais da sua incrível habilidade acredito que o melhor começo seja "Obsession".
_________________________
TRACKLIST:
1) Caught In Your Web
2) Alive
3) Just A Leo
4) Messenger
5) Long Way Home
6) Time And Again
7) Sense And Obsession
8) Mother Forgive
9) As The Sun Meets The Sky
10) Eyes Of A Child
11) Lay It On The Line
12) And The Road Goes On
_______________________________
FORMAÇÃO:
Lars Eric Mattsson – guitarra, baixo, teclado e backing vocals;
Bjorn Lodin – vocais principais;
Christer Jansson – bateria.