Resenha #326: "Heavy Metal Hades" (2020) - Baxaxa

Salve Headbangers! Quem acompanha nosso site deve saber que estamos fazendo um especial cobrindo uma parte da cena da Argentina, dando destaque tanto para bandas que estão começando suas jornadas como também para nomes já consolidados e nomes que mereciam mais reconhecimento, pois bem, hoje quero comentar sobre uma verdadeira lenda do metal argentino, o Baxaxa.
Formada no ano de 1995 e tendo lançado a demo "Erscheinungen" um ano após, e entrando em uma hibernação logo depois que foi quebrada em 2016, tivemos que esperar um pouco mais, onde em 2020 tivemos o lançamento de "Heavy Metal Hades", e desde o título até a capa temos aqui um ode ao metal extremo, ao Black Metal para ser mais específico, tudo com aquela aura de profanação e maldade que é indispensável ao estilo.
Necrostorm nos vocias e Soul Ripper responsável por todos os instrumentos, não negam sua idolatria por Darkthrone, por exemplo, estilo emulado até na formação em duo e o primeiro som poderia muito bem estar em algum play dos noruegueses, isso se deve ao fato de seu começo mais acústico e tradicional que desagua em um black metal punk e que te da vontade de abrir o mosh, e sim meus amigos, essa é só a primeira faixa The Longest Night.
A Grimm Rebirth e The Shimmering Glow of Immortality são mais voltadas para o metal negro tradicional com um riff hipnótico e vocais com mais efeitos, eu particularmente prefiro um vocal mais rasgado e sujo mesmo, mas essa opção faz sentido na proposta do som.
Graças a Satã temos o Venom e os tributos musicais a eles vieram com The One Who Lurks in Silence e At the Gates of Flesh Dissolution, enquanto Faustian Awakening já é uma das minhas favoritas devido ao seu riff inicial amargo e um andamento total old school. À medida que Towards the Monolith of Human Extinction é um som arrastado quase doom que vai marchando a humanidade para o inferno, e se precisava de alguma confirmação que estamos em frente de um trabalho produzido por maníacos headbangers, a confirmação vem com o cover do mítico Thor, na música Only the Strong.
O retorno dos malditos é coroado com esse primeiro full de um dos baluartes do metal argentino. Hail Baxaxa!
___________________________
TRACKLIST:
1) The Longest Night
2) A Grimm Rebirth
3) The One Who Lurks in Silence
4) The Shimmering Glow of Immortality
5) At the Gates of Flesh Dissolution
6) Faustian Awakening
7) Towards the Monolith of Human Extinction
8) Only the Strong (Thor cover)
___________________________________
FORMAÇÃO:
Soul Ripper - todos instrumentos;
Necrostorm - vocais.