Resenha #312: "Vittra" (1995) - Naglfar

    Salve Headbangers! Hoje o nome Naglfar já é bastante conhecido pelos fãs do Black Metal, ainda mais porque eles conseguem se diferenciar do mar de clones que infestam a cena, pois usam melodia de forma única, fazendo assim que cada álbum se torne algo muito marcante para os fãs de metal extremo, e "Vittra" foi o começo de sua vitoriosa carreira e decidi então, resenhar esse debut.
    Uma mini introdução com violinos e vocal feminino de fundo... Só que não se assombre, pois logo As the Twilight Gave Birth to the Night dá espaço para a bateria acelerada e para os vocais, um grande diferencial por apresentar tanto uma agressividade como consegue ser bem audível e compreensível, e é importante ressaltar que a produção desse trabalho é um grande destaque, ainda mais se formos observar que ele foi lançado há duas décadas atrás, então correndo o risco de algum sortilégio, mas temos aqui uma cria profana de Emperor com Darkthrone.
    Enslave the Astral Fortress tem uma das melhores passagens vocais do álbum, se o Cradle of Filth fosse realmente uma banda de Black Metal, eles poderiam soar assim, as guitarras tem um leve aceno para o death metal melódico, o que poderia me irritar, mas aqui está outro ponto de acerto do Naglfar, em nenhum momento o peso fica em segundo plano.
    Muitas resenhas citam o Dissection como referência, e claro que audição de sons como Through the Midnight Spheres remetem a essa analogia, porém eu citaria também uma banda que me lembrou muito ao trabalho dos suecos aqui nesse primeiro álbum, o Kalmah, ouça por exemplo, The Eclipse of Infernal Storms e veja se o refrão da música não tem algo dos finlandeses na fase do álbum "Swampsong".
    O fato de eu estar citando muitas bandas como referências, pode parecer que esse trabalho não é nem um pouco original, mas se tratando de uma estreia, vejo isso como méritos de uma banda que buscou referências para construir seu som que foi se moldando nos álbuns seguintes, mas não dá para não ver grandes doses de energia e personalidade em sons de destaque, como em Emerging from Her Weepings e no ótimo trabalho de bateria de Failing Wings.
    Esse trabalho ganhou uma reedição agora esse ano (2023), e se você desconhece a obra do Naglfar recomendo demais, pois estamos diante de um registro marcante para a cena do Black Metal desse século!

TRACKLIST:
1) As the Twilight Gave Birth to the Night
2) Enslave the Astral Fortress
3) Through the Midnight Spheres
4) The Eclipse of Infernal Storms
5) Emerging from Her Weepings
6) Failing Wings
7) Vittra
8) Sunless Dawn
9) Exalted Above Thrones

FORMAÇÃO:
Jens Rydén - vocais e teclados;
Andreas Nilsson - guitarras, teclados, letras e vocais (faixa 7);
Morgan Hansson - guitarras;
Kristoffer Olivius - baixo, vocais (backing) e letras.