Notas Extremas #137

Contra Cultura no Interior!
Documentário relata 17 anos de festival no interior de São Paulo


    Fora dos grandes centros existem coletivos tão ativos quanto as grandes produtoras e são eles os grandes responsáveis para que as cenas do hardcore, metal e punk tenham sustentação no Brasil de dimensões continentais. Ilustrando essa realidade, no interior de São Paulo, mais precisamente no Vale do Paraíba, o "Soco na Fuça" trata-se de um festival que acontece há 17 anos, totalmente de forma independente, na cidade de São José dos Campos.
    Pela primeira vez, o coletivo obteve apoio do Fundo Municipal de Cultura para poder registrar essas quase duas décadas de atividade em formato de documentário. O filme, que foi lançado em 30 de dezembro de 2022, conta depoimentos de integrantes de bandas já renomadas no circuito, como Tulio Dourado (DFC), Leonardo Hanna (Surra), Caio Augusttus (Desalmado e Canal Scena), Bruno Teixeira (Desalmado), André Nadler (Basttardz) entre outros nomes da cena local.
    Com o foco de unir diversão e fomento ao senso crítico, o coletivo já realizou mais de 80 edições do festival, dando suporte para a cena de metal, hardcore e punk local e de todo o Brasil. Muitas pessoas atuam direta e indiretamente para que a cena joseense esteja ativa e forte.

Assista ao documentário completo aqui:

    Assistir o documentário é uma lição de perseverança ao mesmo tempo uma aula de como o Underground funciona, motivado principalmente pela união e pela força de vontade de todos que acreditam no seu ideal.

Sobre o "Soco na Fuça":
    Além de promover os shows musicais, o coletivo sempre abriu espaço para artistas da região com exposições de ilustrações, fotografia, e mesmo a feira independente que fomenta o trabalho autônomo. Com o foco de unir diversão e fomento ao senso crítico, o coletivo já realizou mais de 80 edições do festival, dando suporte para a cena de metal, hardcore e punk local e de todo o Brasil. Muitas pessoas atuam direta e indiretamente para que a cena joseense esteja ativa e forte.

Ficha técnica:
Produção e Realização: Marcelo Kruszynski (@marcelovitorkruszynski) e Natália de Lima (@thewitchsheart_)
Roteiro e Aconselhamento Artístico: Caio Augusttus (@caioaugusttus)
Imagens: Natália de Lima
Edição: João Lucas de Sousa
Ilustração: Raone Ferreira (@tetto666pretto)
Projeto viabilizado com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, via Fundação Cultural Cassiano Ricardo (@fccrsjc) e Prefeitura de São José dos Campos (@prefeiturasjcamposoficial).