Resenha #216: "Léxico Reflexivo Umbral" (2021) - Sad Theory

Salve Headbangers, verdade seja dita, o Sad Theory é uma das bandas do nosso underground que possui uma das maiores riquezas, tanto a nível de composição quanto como instrumental e dessa vez eles conseguiram dar um passo além, pois a distopia e o pessimismo em relação a sociedade que sempre foram temas que eles tiveram em suas temáticas, porém, agora decidiram se basear na série Black Mirror onde podemos encontrar total singularidade com os temas que a ST sempre buscaram.
 

Sendo assim, ao ouvir esse trabalho fica o convite para fazer a imersão completa na proposta procurando perceber todas nuances do trabalho associando a série inglesa vendo a conversa que as músicas e os episódios fazem entre si.

Absentia/Dementia já inicia o trabalho com um golpe bem dado, o vocal rasgado à frente vai se integrando com as linhas criadas que são bem técnicas (uma característica do trabalho como um todo) e o refrão, outro ponto que quero destacar, como ele fica em nossa cabeça por dias  e note, estamos falando de death metal, isso não é para qualquer um não!

Endocarcere começa como se fosse uma narrativa, a interpretação do som é bem teatral, note como é o trabalho de bateria do monstro Verdani (o que esse cara faz é absurdo), ouça A Queda da Graça e veja com ele consegue manter o ritmo e o peso até nas partes que a velocidade é reduzida, é difícil falar da ST sem focar na complexidade do som/letras que questionam e como vivemos a dura tarefa de tentamos manter a sanidade... tudo em vão.

Algofilia me remeteu ao saudoso Nevermore, até pela forma como a faixa vem se construindo com uma melancolia, quero destacar isso, essa melancolia remete à algumas passagens meio doom além de passagens do black metal mais moderno como podemos ver em Canis Metalicus e Eugenia Psicossensorial Induzida (como eu adoro essa criatividade e a capacidade de escrever que a Sad Theory tem). 
 

Ministrando a Pena é uma daquelas músicas que conseguem ter o refrão bem 'brainstrorm' além das linhas de guitarras que também são memoráveis e fechando temos a instrumental Èbrios e Cegos que, correndo muito o risco de ficar repetitivo nesse texto. mas é também outra faixa que impressiona.

Ao final dá para afirmar que "Léxico Reflexivo Umbral" mantém sua base de fãs na qual eu me incluo e pode ainda trazer mais pessoas para o macroverso da sua gigantesca musicalidade.

 
TRACKLIST:
1) Absentia/Dementia
2) Endocárcere
3) Algofilia
4) Canis Metallicus
5) A Queda da Graça
6) Cavador do Infinito/Metempsicose
7) Eugenia Psicossensorial Induzida
8) Apis Metallica
9) Ministrando A Pena
10) Sadismo Penal Recidivante
11) Ébrios e Cegos