Resenha #187: "VAMA" (2020) - Creptum

Antes de começar a falar desse que foi um dos grandes trabalhos de Black Metal do apocalíptico 2020, preciso afirmar que tenho um enorme respeito e carinho pela Creptum, pois foi há seis anos atrás, quando o Underground Extremo era apenas uma ideia que começava a sair do papel, essa foi a primeira banda que respondeu uma proposta de entrevista e foi com ela que observei que o site poderia ter um futuro e aqui agora estamos, por isso nossa gratidão!

O Creptum foi formado no ano de 2001 e iniciou sua jornada negra com o nome de NeKros, onde tinha uma sonoridade que encaminhava-se para os lados mais extremos do 'Black' Metal, porém depois da mudança de nome e de formação, a horda foi construindo sua sonoridade atual, que desagua agora em "VAMA", lançado em 2020.
 
 
Claro que nosso leitor já deve imaginar que um trabalho que vai para área do Metal Extremo corre o risco de perder seu potencial se a  produção e mixagem do registro não for bem feita, e por talento dos envolvidos, o Creptum não corre esse risco! Tudo aqui é muito bem audível, o que é sempre motivo de elogios.

Outro ponto elogiável é o fato de que por mais que tenhamos aqui uma banda de 'Black' Metal, eles não mergulham em discursos supremacistas idiotas e como da gosto de saber que existem muitas bandas que tem uma mensagem positiva à passar, então vamos ao álbum!

Fazendo algumas pesquisas descobri que VAMA vem do termo 'Vãmamãrga', o caminho da mão esquerda, no feminino isso se apresenta muito bem. Na arte gráfica e toda essa pesquisa e os conceitos estão na parte lírica, o que faz o Creptum ao lado do Vazio, uma das melhores hordas do nosso país.

Earth abre o opus sem tempo para barulho de vento ou outras intros e sim o hermético 'Black' Metal. Com uma levada quase marcial o som vem crescendo e arrebatando o ambiente, com toques do que de melhor foi feito na cena nórdica.

Hora de mostrar a agressividade e velocidade e isso vem com Reborn in Darkness. Criando um oposto à faixa anterior essa traz um dos momentos mais ríspidos do álbum o que é sensacional, perceba como o Creptum passa por várias atmosferas ao longo do registro. 156 faz referência a Abadon e esse som tem uma grande presença das linhas de baixo.

Versatilidade no Metal extremo é algo que sempre nos impressiona, por isso mesmo ao ouvir sons como The Moon Above, um flerte com metal tradicional e On My Skin que encerra o trabalho de uma maneira brilhante, ao intercalar assim esses momentos mais agressivos com outros de extrema técnica como em Revolution Within e VAMA destaca-se que já é um dos maiores sons do metal negro nacional.
 


O Creptum é uma banda que nos orgulha por ser fã de 'Black' Metal, pois eles não se agarram à ideologias infantis e levam sua mensagem soturna por meio de um som que é uma orquestração profana, sem dúvida uma das melhores bandas da atualidade!


TRACKLIST: 
1) Earth
2) Reborn in Darkness
3) 156
4) The Moon Above
5) VAMA
6) Kundaliní
7) Revolution Within 
8) Devouring Mother
9) On My Skin
 

 

FORMAÇÃO (atual):
Animus Atra - bateria;
T. Aversvs - guitarra;
Corvo - baixo.
 
Contatos:
Email: creptum@gmail.com
Site:  creptum.com
 
Editado e revisado por Carina Langa.