Resenha #375: "Downfall of Individuality" (2022) - Kanvass

Salve Headbangers! Quem está mais atento à cena do Metal negro brasileira, conhece o nome Kanvass. Formado pela união profana de dois grandes nomes do nosso cenário, o baterista Morbus com Ammonoch (ex Justabeli), responsável pelas guitarras, baixo e vocal.
Estando na ativa desde 2008, faltava um opus que debutasse sua vitoriosa carreira e ele veio com "Downfall of Individuality", um verdadeiro ode à maldita década de 90. Com atmosfera negra e profana, somando o talento dos músicos à uma atmosfera que exalta o caos e a destruição.
Down of the Tainted Sun inicia o trabalho com uma avalanche indo em nossa direção. Dispensável dizer que a experiência dos músicos fica evidente logo nos primeiros minutos da audição do trabalho. As linhas de bateria saem do básico, mostrando muita versatilidade a medida que os vocais também conseguem ser um destaque muito positivo, pois passam uma aura do black metal, principalmente da escola europeia.
Exorcising the Southern Throne consegue ser ainda mais fiel à proposta apresentada aqui, pois ela tem um riff inicial marcante e os vocais são vomitados em cima do ouvinte como uma praga insana, a forma como o instrumental vem enxertando notas torna tudo meio claustrofóbico, fazendo dessa, uma das minhas favoritas.
A escolha por Purpose and Will como single é muito assertiva, ela tem algo de Emperor nos vocais enquanto o instrumental vai na linha do Marduk e só por eu citar essas duas referências, já fica nítido o nível da violência que salta aos ouvidos e falando nessa característica de violência, somos atingidos por Tyranny of Fools, aqui me permite um adendo, o black metal tem como uma das suas características criar um loop musical hipnótico, algo muito utilizado na primeira e segunda onda do estilo, porém isso não deve ser feito como um som bobo e sem profundidade, a prova de como isso tem que soar está ao longo desse opus, mas com destaque especial para a faixa citada que é uma composição que nos enche de orgulho em ver algo de tal magnitude do black metal feito aqui.
Teardrops in the Spring of Defiance é um bonito interlúdio, um momento de melancolia e calmaria para a próxima tempestade que está se formando, anunciando a chegada de The Malignancy that Ruled e aqui é notório que a qualidade das produções modernas pode ser uma ferramenta positiva para manter a essência do metal negro, a fidelidade ao estilo é o que faz o Kanvass ser tão reverenciado.
O trabalho se encerra da mesma forma que começou, hermético e denso! Embalmed by Shadows é um som que só pode ser feito por quem vive a cena e entende a arte oculta do Black Metal.
 __________________
TRACKLIST:
1) Dawn of the Tainted Sun
2) Exorcising the Southern Throne
3) Over the South, Wisdom and Judgment
4) Purpose and Will
5) Suppress the Insolent
6) Tyranny of Fools
7) Teardrops in the Spring of Defiance
8) The Malignancy That Ruled
9) A Chill Rises from the Soil
10) High Indoctrination
11) Embalmed by Shadows
____________________
FORMAÇÃO: 
Morbus - bateria;
Ammonoch - guitarras, baixo e vocais.