Resenha #374: "CxFxCx 30 Anos (Ao Vivo Em Estúdio)" (2022) - CxFxCx

Salve Headbangers! 30 anos de dedicação ao Hardcore e a música rápida e ríspida. Com essa introdução, nem preciso dizer que estamos diante de um documento histórico, pois o CxFxCx decidiu comemorar tão simbólica data no palco, da forma que tem que ser, sem muita firula, apenas uma banda exalando ódio em cada passagem.
Vinda da região de Canoas/RS, a banda tem uma história muito vitoriosa e logicamente, nessa jornada já teve a contribuição de muitos músicos, por isso, nesse registro eles reuniram alguns ex integrantes para repassar sons de sua carreira. A saber, o guitarrista Rafael Porcher, mais conhecido como "Chops", o mestre das baquetas Jacqueson Assunção, o lendário "Maninho Batera" e o guitarrista Josué Belíssimo, o "Joka".
Apresentações feitas, vamos ao trabalho e logo eles emendam três sons sem dar muito tempo para o ouvinte respirar, Assuma a Culpa/CxFxCx/Ninguém Te Controla, meu destaque vai para o breakdown da faixa que nomeia a banda. Impossível não querer pogar ouvindo esse som!
O começo melódico de O Que Você Vai Deixar Pra Trás, apresenta a fase da banda onde eles mostraram que o hardcore pode beber de fontes mais melódicas sem soar inofensivo (como queria que muitas banda aprendessem isso!). O mesmo vale para as mensagens que encontramos em Não Desista! e Sempre Tente Lutar.
O protesto faz parte do DNA do estilo, por isso, Seja a Cena! é uma música direta. São nesses momentos que a banda ganha mais pontos comigo e despertam a raiva do ouvinte, assim como Ignorância Artificial total DRI, e para fechar, aquela que é minha favorita, Fucker Posers, mais direta impossível!
Essa resenha na verdade é um singela homenagem para uma banda que há três décadas luta em prol do underground e da música rápida e de protesto, isso é para poucos e eles foram e venceram!
_______________________
TRACKLIST:
1) Assuma a Culpa/CxFxCx/Ninguém te Controla
2) O Que Você Vai Deixar pra Trás (Feat. “Joka”)
3) Não Desista!
4) Seja a Cena!
5) Jamais Vou Poder Esquecer
6) Ignorância Artificial (Feat. “Joka”) 
7) Que Fim Levou?/Sai da Minha Frente! 
8) Não Quero Isso pra Mim
9) Sempre Tente Lutar
10) Memento
11) Fear Box (Feat. CxFxCx line-up ‘93 com “Chops” e “Maninho Batera”)
12) Fucker Posers (Feat. CxFxCx line-up ‘93 com “Chops” e “Maninho Batera”)
____________________
FORMAÇÃO (atual):
Renato Chama - vocal;
Luis Felipe Rodrigues “JR” - guitarra;
Gabas - baixo;
Denis Cardoso - bateria.