Resenha #372: "Farther From the Sun" (2022) - Litosth

Salve Headbangers! Quando eu me deparo com um projeto one man band, sempre me impressiona como apenas um músico consegue fazer algo de tamanha grandeza. Logicamente isso demanda um enorme talento e conhecimento do que esperamos de um opus de metal extremo e por sorte, todos esses requisitos se encontram nesse projeto, no trabalho do músico Maicon Ristow, nome já conhecido por outros projetos, principalmente o Pátria.
Essa resenha se refere ao seu segundo trabalho, o poderoso "Farther from the Sun". Acompanhei reportagens na época do lançamento, onde o músico relatou que esse álbum ganhou vida na era pandêmica, o caos e o isolamento, além da morte de milhares de pessoas, sem dúvida marcam a atmosfera macabra presente nesse registro.
Unlived abre o trabalho e que cartão de visitas impressionante! Logicamente que eu já sabia o que esperar do nome Litosh, mas poucas vezes a gente ouve algo que consegue de uma maneira tão única agressividade e melodia, algo da escola Dissection. Essas referências se mantém no trabalho quando somos atingidos por Sic Parvis Magna, o final dela é atordoante e The Omnipresent tem apelo tétrico que faz o Litosth tão especial.
Raven’s Circle foi a faixa escolhida para ser o single nas plataformas digitais e ouvindo o trabalho na íntegra, podemos perceber que foi uma escolha assertiva, pois temos aqui um dos momentos mais agressivos do álbum, algo que remete à segunda onda do Black Metal.
A onipresença e certeza da morte é vangloriada em Epicenter com um viés de melodia que me remeteu novamente ao Dissection, enquanto Rotten volta para a ferocidade e, criando o ambiente de caos, temos a faixa que batiza o trabalho e para isso temos a supremacia do ceifero em forma de uma austeridade sonora.
Temos aqui a consolidação do nome Litosth como um sinônimo de metal extremo de qualidade.
________________________
TRACKLIST:
1) Unlived
2) Sic Parvis Magna
3) The Omnipresent
4) Raven's Circle
5) Epicenter
6) Rotten
7) Saviour
8) Farther from the Sun
________________________
FORMAÇÃO:
Maicon Ristow - todos instrumentos e vocais.