Resenha #371: "Leprous Daylight" (2023) - Fossilization

Salve Headbangers! A sinfonia dos cadáveres continua lançando novos trabalhos. Quem acompanha o site aqui, sabe que servimos ao duo Fossilization e cada álbum que emana dessas entidades já esperamos algo muito atmosférico e mau, no sentido mais amplo da palavra, a maldade em forma de música mesmo, e outro ponto é que ficaremos impressionados com a qualidade que eles atingiram, então dito e feito! "Leprous Daylight" é Fossilization em máxima potência e malignidade.
Formada no ano de 2020 quando o guitarrista, vocalista e baixista V. e o baterista P. do Jupiterian fizeram uma turnê ao lado do Encoffination, Father Befouled e Krypts e isso fez com que neles despertasse um gosto maior pelo som podre aliado ao doom e a outras vertentes extremas, que mostra como em ambas as bandas que eles estão conseguem mostrar sua personalidade.
A introdução não poderia ser mais propícia com Archæan Gateway, um pequeno interlúdio para a barbaridade que é Once Was God, uma demonstração de força e peso, a massa sonora que esse som emana é algo que te leva a conhecer a proposta do Fossiliztion e já espanta quem não é iniciado em um som como o deles.
Oracle of Reversion mantém o nível muito acima e ela quebra em uma passagem mais trabalhada e logo da espaço para outras formas de estrutura musical notadas dentro da mesma faixa, isso prova a forma como o som do Fossilization consegue unir tantas passagens únicas, o death metal está ali, mas há algo a mais, um sludge, um brilhantismo na composição e o mesmo podemos observar em At the Heart of the Nest.
Notei uma influência das velhas escolas do death metal old school em The Night Spoke the Tongue of Flames e elas criam um contra ponto com as partes mais, digamos, 'lentas' do álbum como em Eon e em Wrought in the Abyss que encerra o trabalho da forma que iniciou, assustador, fantasmagórico e poderoso, esses são os adjetivos possíveis para definir a grandiosidade do Fossilization.
______________________________
TRACKLIST:
1) Archæan Gateway
2) Once Was God
3) Oracle of Reversion
4) At the Heart of the Nest
5) Leprous Daylight
6) The Night Spoke the Tongue of Flames
7) Eon
8) Wrought in the Abyss
_________________________
FORMAÇÃO:
V - baixo, guitarras, vocais;
P - bateria.