Resenha #369: "Crepuscule Natura" (2023) - Uada

Salve Headbangers! O famigerado rótulo de USBM pode soar estranho, porém não podemos negar que existem bandas que o estão carregando com muito orgulho e o fato de levantar a bandeira do metal negro em um país moldado por modismo é, sem dúvida, algo de uma gloriosa vitória.
Cabia a eles superar um dos seus maiores marcos até aqui, o excelente registro "Djinn" (2020) que consegue ser perfeito em todos os campos de composição, arte e ideologia, algo que o metal negro sempre tem como verdadeira necessidade em manter a integridade.
Vindo com essa árdua missão, consigo afirmar que "Crepuscule Natura" faz muito bem esse papel, mostrando que as expectativas em torno do Uada foram muito assertivas, e por mais que conte com poucas músicas, cinco no total, espalhadas em 45 minutos de som, o que podemos dizer que trata-se de uma obra completa na sua magnitude.
The Abyss Gazing Back já nos prova esse ponto, aquela interação entre um som intrincado aliado à vociferações mais curtas, o que eu tenho que admitir ao mesmo tempo que me pegou de surpresa, me deixou extremamente feliz rememorando os tempos primordiais do Emperor (que é a minha banda favorita de black metal).
A faixa título vem com uma grande tempestade de riffs, algo que já esperamos da banda, mas a dose de melodia que vem atravessando o som deixa tudo muito bonito e por mais entranho que seja usar o termo 'bonito' em se tratando de uma obra de metal extremo, ele faz total sentido aqui! Poucas bandas conseguem transpor essa atmosfera sem parecer algo caricato.
Fazendo uma ponte com o passado, The Dark (Winter) e Retraversing the Void são os momentos mais extremos do álbum pelo fato de o seu riff inicial vir em uma crescente e voltar de uma forma hipnótica em torno de toda a música e se destaca também o trabalho de bateria que mantém a aura sufocante.
Through the Wax and Through the Wane encerra o trabalho e mostra o porque os adjetivos aplicados até aqui ao Uada fazem total sentido. Esse som passa por vários campos da música extrema, de passagens mais brutais a um total senso de melodia, algo que somente músicos que não se limitem a rótulos e gêneros poderiam desenvolver, por isso mesmo longa vida ao Uada.
____________________
TRACKLIST: 
1) The Abyss Gazing Back
2) Crepuscule Natura
3) The Dark (Winter) 
4) Retraversing the Void
5) Through the Wax and Through the Wane
____________________
FORMAÇÃO:
Jake Superchi - vocais e guitarras;
Nate Verschoor - baixo;
JV Green - bateria;
Rob Shaffer - guitarras.