Resenha #368: "The Omega Evangelion" (2021) - Byron

Salve Headbangers! O Byron é uma banda ainda não muito conhecida no Brasil, porém se for analisar a qualidade que eles apresentam nesse trabalho, cria-se uma expectativa para que esse cenário mude, pois esses filhos de Chtulhu entregam mais um capítulo do, denominado por eles, 'metal lovecraftiano'.
Inicialmente pensada como um projeto solo do ex-baterista do Church of Void, Johannes Lahti, aos poucos veio se convertendo em uma banda de fato. Na verdade, o rótulo de lovecraftiano se refere muito mais à proposta temática, pois o som em si é um Heavy metal com passagens doom muito bem executado e conta com as vozes marcantes de Johanna Eteläkari e o contra ponto dos vocais masculinos, mas não chega a ser um gothic metal na linha 'a bela e a fera' e sim, algo mais próximo do heavy tradicional (ainda bem!).
A intro que abre o trabalho já coloca as cartas na mesa, nada de barulho de vento e espada e sim, uma base bem metal dando espaço para a voz de Johanna passear. Quem acompanhou a levada de grandes bandas de vocal feminino como Amaran e a brasileira Shadowside, já vai curtir o trabalho pela intro, que de maneira bem inteligente já emenda em Through the Eye of the Nightingale, a música perfeita para te apresentar a banda, principalmente pela sua levada épica e poderosa.
Na sequência, a surpresa vem com Amalthea e o uso de vocais do Christoffer Frylmark. Eu particularmente acredito que se você tem uma vocalista do calibre de Johanna não pode deixar ela em segundo plano. Corn Drought and the Lord parece uma homenagem ao metal farofa dos anos 80 pelo seu riff bem Scorpions e depois ela continua nessa proposta fazendo o nível do trabalho voltar para aquela vibe meio ocultista.
Oktober e Oasis Of Tranquility fazem uma dupla de sons mais intimista onde temos a banda mostrando que consegue transitar entre as vertentes pesada outrora mais melancólicas!E fechando o trabalho, Over The Wall retoma com a proposta inicial. Resumidamente não é um dos melhores trabalhos do metal mundial, mas sem dúvida, o Byron merece ganhar cada vez mais destaque entre os headbangers.
____________________________
TRACKLIST: 
1) Epilogue (Intro) 
2) Through The Eye Of The Nightingale
3) Amalthea  
4) Corn Drought And The Lord
5) Oktober
6) Oasis Of Tranquility
7) Night´s Watch
8) Over The Wall
_______________________
FORMAÇÃO:
Jaakko Puusaari - guitarras;
Johannes Lahti - guitarras, baixo, bateria, piano e teclados;
Johanna Eteläkari - vocais;
Jyri Vahvanen - guitarras;
Christoffer Frylmark - vocais.