Cobertura de Eventos #48: "Storm of The Century V" - (Laguna/SC - 28 e 29/01) - Segundo Dia

Salve headbangers! O "Storm Of The Century" mantém a tradição de ser um festival open air com a marca de qualidade da Agosto Negro Produções e no seu segundo dia, temos a confirmação dessa premissa e os detalhes você confirma nessa nossa parte dois da cobertura.
Uma das características mais louváveis dos festivais da Agosto Negro é dar a oportunidade para bandas que estão começando, eu não conhecia a Recanto Maldito até o dia do show, e sai com uma visão muito boa, claro que como uma banda que está dando seus primeiros passos, é normal alguns ajustes, porém eles demonstram potencial e já podemos dizer que os sons autorais são o caminho para a banda, já que os covers são passageiros.
Eu já tive a honra de dividir os palcos com a Violent Crisis em mais de uma ocasião em festivais regionais e sempre me impressiona a energia que eles colocam em cima do palco! O fato de ter músicos com uma longa bagagem já ajuda, porém é quando eles caem para o som autoral que a coisa pega fogo! Os covers de Pantera e Kreator são muito bem executados, mas ao ouvir sons do EP "Rise of Leviatan" é que percebemos o seu DNA, com destaque para a já clássica, Brutal Revenge.
Foto por Metal com Batata
O Atrocitus vem do Paraná e consegue provar que o power trio é uma das formações mais perfeitas para uma banda, e claro, na sua formação temos músicos que são verdadeiros ases do seus instrumentos, André Florão na bateria (músico que faz parte do excelente Humanal), Huan no baixo e Pettrus nas guitarras e vocais. Eles conseguem fazer um som que é groove e death, com mensagens bem diretas como em Alienado e Martírio.
Ao contrário de muitos fiscais de plantão, eu não tenho o menor preconceito com banda cover, tributos, ou coisa parecida, pelo contrário, acho muito válido e tenho um desejo de um dia fazer um tributo à minha banda do coração, o Death. Então ao assistir o Magnólia e ver que se tratava de um tributo ao Nightwish pensei que missão difícil! E confesso que estranhei o fato de não ter um teclado no palco, algo tão caro a sonoridade dos finlandeses! Mas todo e qualquer estranhamento se dissipou no começo da apresentação.
Conseguiram fazer covers das três fases da banda com Tarja Turunen, Anette Olzon e Floor Jansen então sons como Imaginarium, A Wish Had a Angel e Nemo, todas muito bem recebidas pelo público. A notícia mais importante é que a banda está preparando material autoral, onde eles vão mostrar toda sua potencialidade! Com os covers já convencem, tenho certeza que com a autoral irão mais além! 
Eu não consigo ser imparcial com a Goaten, basta perceber que eu escolhi "Midnight Conjuring" como meu álbum favorito de 2023, é por isso eu estava esperando para ouvir as músicas desse trabalho ao vivo e aqui preciso dizer que Francis Lima (baixo e vocal), Daniel Limas (guitarra) e Rafael Drinkwine (bateria) conseguem mostrar um entrosamento e habilidades que fazem eles serem uma das melhores bandas do nosso underground! Exagero? De forma alguma, pois sons como Sacrifice, Witches’ Serenade, Phantom Chaser, Pride or Dust se unem à clássicos como Soul Decay (a qual eles dedicaram para nós, e como fã fiquei mega honrado!) e fazem com que a sonoridade, que vai do hard para o heavy metal, e agora com umas pitadas de thrash fiquem incríveis! Eu acompanho a carreira da banda e a cada show eles me impressionam mais!
Se eu tenho um grande apreço pela Goaten, posso dizer que tenho, na verdade, uma admiração especial pela AlkanzA! O vocalista e baixista da banda, Thiago Bonazza, sabe que ele foi uma das minhas influências para se tornar um baixista e além disso, por toda a determinação que ele tem em levar a banda para o patamar que ela merece. Esse show no "Storm" foi o último antes da banda entrar em estúdio para gravar seu novo trabalho "Hatred Lines", é dele que tivemos dois sons e confesso que ver a AlkanzA cantando em inglês novamente foi nostálgico! Para quem não sabe, no começo da banda eles não cantavam em português e com esse trabalho acredito que vão almejar novos mercados e isso justifica essa escolha. Mas além disso, tivemos um apanhado de toda sua carreira com sons como Execrável Traidor, Em Coma e aquela que é um hino que narra toda sua carreira Desistir? Jamais.
Fechando o fest, uma tradição que é contar com a grande banda Alta Voltagem reconhecida pelo destaque que teve como banda cover de nomes como Guns ‘n Roses e AC/DC, covers não, na verdade tributos, com uma qualidade ímpar! Sendo que executando Metallica, ou sons australianos mais amados, ou até rememorando a época que o Guns era a banda mais perigosa do mundo, o encerrando do fest foi abrilhantado com toda sua maestria!
Acredito que na parte um dessa cobertura, destacamos nossa admiração pela Agosto Negro Produções, seja por manter abertas as portas para as bandas da região se apresentarem e ao mesmo tempo trazendo para os headbangers nomes de peso para a histórica cidade de Laguna. Algo feito com esmero, amor e dedicação, dificilmente dará errado, é por isso que sempre afirmamos, se algo tem o nome da Agosto Negro, tenha certeza que terá qualidade!