Playlist Extrema: Lançamentos do Metal Nacional 2023 - Parte 11

Salve Headbangers! Quem conhece nosso canal, sabe que é uma tradição apontarmos os lançamentos do ano do metal nacional e tentamos fazer uma lista mais completa possível, então acompanhe o site no mês de dezembro e não perca nossa tradicional lista de destaques que esse ano terá novidades, sem mais delongas, segue a décima primeira parte dos lançamentos brasileiros 2023.
________________________________
76) Ancesttral
Drop DeadSingle
Lembro quando me apresentaram o Ancesttral me falaram que a banda tinha muitas similaridades com o Metallica, ah meus caros se os amigos do Lars estivessem fazendo um som com essa pegada dava gosto viu, thrash metal como tem que ser, rápido, agressivo e ainda mais nesse som, temos aquele perfeito convite para o mosh pit!  Se o álbum novo vir nessa pegada pode superar o meu favorito "The Famous Unknow".
_____________________
77) Anesthesia of Beer
"Ressaca Moral" - Full álbum
Fiquei na dúvida se esse álbum tinha saído ano passado ou esse ano, mas prefiro pensar que saiu em 2023 para colocar ele na lista de melhores do ano, onde fatalmente eles vão estar! O Anesthesia of Beer é daquela escola retrô thrash e assim como o Tankard, por exemplo, eles tem aquele apreço pelo álcool, cerveja e mosh! O thrash deles está com passagens muito bem vindas do crossover, não tem fórmula melhor, e se for te indicar um som, nada melhor do que Facada Mal Dada.
________________________________
78) Black Pantera
"Griô" - EP
Usando o inglês como idioma, acredito que pela primeira vez, o Black Pantera dá mais um passo na sua escalada vitoriosa e devidamente merecida, é até curioso que a banda venha atingir um maior público agora, sendo que já são mais de dez anos de carreira, enfim, o fato de ter faixas em inglês não quer dizer que eles pouparam na agressividade e no peso e o que o baixo faz nesse trabalho é absurdo!
____________________________
79) Retaliador/Total Desastre/Gomorraa /Nordeath
"Deathrashers: Ensaios sobre o apocalipse" - Split
Olha o nome desse split não poderia ser mais perfeito, unindo quatro nomes do nosso underground, ele tem aquela honrosa missão de unir bandas com o mesmo ideal e aqui todas cantando em português, o Retaliador vem com o seu thrash metal, a medida que o Gomorra e o Nordeath apresentam um black speed como nos velhos tempos e o Total Desastre representa o death/thrahs e tem quem diz que o metal nacional se resume a Angra e Sepultura.
_______________________
80) Insanitears
"The Orphan And The Dead" - Demo
Terceira demo do Insanitears e acredito que eles já podem partir para um full completo, pois o trabalho deles está mega lapidado e muito bom, a propósito, um doom metal cavernoso daquele que você sente a bateria atacando seu peito e vocais muito, mas muito guturais, eu acompanho essa banda há um tempo e fico feliz de trazer eles aqui!
_________________________________
81) Antrvm
Not Dead Enough - Single
O Antrvm lançou três singles esse ano e os três colocam eles como uma das grandes revelações de 2023, não apenas pelos gabaritos dos músicos que fazem parte do grupo com um destaque logicamente para Yohan Kisser, mas também pela forma como sua música foge de rótulos e comparações e nos entrega um som autoral sendo difícil ouvir e não sair impactado! Falarei dos próximos singles nas próximas listas, mas essa é, cá entre nós, uma banda tipo exportação!
__________________________
82) Aphellium
"The Posthumous Memoirs" - Full álbum
Já tinha comentado aqui a rica sonoridade do Aphellium em relação a conseguir unir passagens do metal extremo em várias searas com o metal progressivo e o ápice dessa incrível sonoridade está nesse full "The Posthumous Memoirs" que é um daqueles trabalhos que te convidam a passar por um grande leque de sensações, da raiva à angústia e houve perplexidade por perceber que é uma one man band!
____________________________
83) Berkaial
"The Old One" - EP
Depois do full de estreia "Eternal Curse" de 2009 o Berkaial retorna com esse EP e como é positivo ver que a cena do Rio de Janeiro que já foi um grande celeiro de metal negro consegue nos entregar um trabalho de estrema qualidade, unindo algumas ondas do estilo, eu notei influências do grande Emperor no som o que é sempre um baita destaque!
______________________________________
84) Soturnez/Endless Solitude/Tiefstand/Necrothytus
"The Long Sorrowful Jouney to Death" - Split
Criando um verdadeiro paradoxo, esse split de DSBM me deixou muito feliz, pois temos aqui uma demonstração de como esse estilo é maravilhoso e forte em todo o mundo, tanto é que aqui temos o Endless Solitude dos Estados Unidos, o Soturnez do Brasil, o Tiefstand da Alemanha e o Necrothytus da Itália. Uma cena que cresce cada vez mais, para o tormento de todos!
_______________________________
85) Kaimbrak
"Kill All" - Demo
Vencendo as dificuldades de uma gravação que deixou os instrumentos muito baixos em relação ao vocal, os gaúchos do Kaimbrak mostram que estão prontos para alcançar maiores status, isso porque o seu som consegue ter a melodia e velocidade do thrash e o vocal cavernoso do death metal, um nome para ficar de olho.
_________________________________________________
Confira nossa playlist no Spotify: