Resenha #341: "Karma" (2023) - Kamala

Salve Headbangers! Há tempos que aqui no site estamos dizendo que o Kamala é uma das bandas mais originais do nosso underground e o fato deles não serem gigantes dentro do nosso cenário é altamente injusto, porém a ideia é que isso venha mudar com "Karma".
Esse é o sexto trabalho do power trio de Campinas - SP e mantendo a formação com Raphael Olmos (guitarra/vocal), Isabela Moraes (bateria/vocal) e Zé Cantelli (baixo) a fluência e sintonia musical que eles entregam aqui faz esse ser um dos melhores registros da sua discografia, título esse que na minha opinião de fã, pertencia ao "Mantra" (2015).
E o que faz esse trabalho ganhar tanto destaque acredito que são as inovações que encontramos nele a medida que o thrash metal que sempre foi o ponto forte da sua sonoridade encontra aqui passagens de prog metal e os vocais da baterista Isabela também se mostram uma grande contribuição para a rica sonoridade do Kamala.
Abrindo o trabalho do jeito que tem que ser, veloz... Forgive the Weak! Os vocais têm aqui uma pegada meio Machine Head só que mais bruto, note também como a cozinha está muito bem entrosada, os pedais de Isabela evoluíram ainda mais, não parecia muito possível, mas ela conseguiu e temos aqui algo que vamos nos acostumar (ainda bem), os solos são maravilhosos!
A faixa título vem e ficou fácil identificar porque ela e a faixa título do trabalho, mostrando as facetas do groove e do thrash metal com mais uma atuação de moer nossos pescoços e que surpresa ver como ela quebra de ritmo e fatalmente irá se tornar um dos hinos e presença obrigatória nos próximos shows.
My Will Be Done poderia estar nos álbuns anteriores, pois ela acena para a sonoridade típica do Kamala, e quero destacar como é importante ter uma banda no nosso underground que já tenha desenvolvido uma personalidade própria e brutal. Made Me Bleed segue o caminho da faixa título, criando o contraste entre as vozes só que não temos aqui o famigerado 'A Bela e a Fera' e sim um encontro de vozes dissonantes que nem seria justo dizer que se opõem e sim se completam, quem conhece o trabalho "Quadra" do Sepultura vai ver similares com faixas desse trabalho.
Temos uma ideia na nossa equipe de criar uma playlist de sons marcantes de 2023 e sem dúvida um deles será Fear, o riff inicial dela é absurdo e o que é feito nas linhas de baixo é para deixar qualquer um impressionado, eu como baixista fiquei pensando como eu queria ter composto essa música. O trabalho chega na sua metade e temos aqui Never Enough, outro som perfeito para apresentar o estágio de evolução que o trio se encontra.
Dharma é uma bela faixa instrumental que traz a tona o lado percussivo com elementos orientais, esses que sempre fizeram parte da sonoridade do grupo e faz a ponte para Desilusion outro excelente trabalho de guitarras e Misery and Pain que não desacelera, pelo contrário, encerra o trabalho com alta dose de energia e aquela raiva em forma de música, afirmo que o Kamala é uma banda com uma discografia muito regular e conseguiram se superar e lançar o seu melhor registro até o momento.
____________________________
TRACKLIST:
1) Forgive the Weak
2) Karma
3) My Will Be Done
4) Made Me Bleed
5) Fear
6) Never Enough
7) Dharma
8) Delusion
9) Misery and Pain
____________________
FORMAÇÃO:
Raphael Olmos - vocais e guitarras;
Isabela Moraes - bateria;
Zé Cantelli - baixo.