Resenha #289: "The Wraith Uncrowned" (2019) - A Dream of Poe

    Salve Headbangers! Quem conhece o Underground Extremo há algum tempo, sabe que nosso intúito sempre foi trazer bandas que talvez sejam desconhecidas, mas merecem muito mais destaque e uma que eu fico muito feliz em resenhar aqui é A Dream of Poe que veio de Portugal, porém se encontra atualmente nos Estados Unidos e se eu falar que eles fazem doom metal, fatalmente pode ser associada ao Moonspell, mas tirando as terras de origem, as comparações param aí, pois o A Dream of Poe tem uma influência do gothic metal se aproximando de um dos grandes deuses do estilo, o Paradise Lost.


    "The Wraith Uncrown" é o seu quarto lançamento e serve muito bem para quem não conhece a banda ter uma noção do que vai se deparar, com melodias lúgubres e atmosfera gótica! Versos Para o Submundo abre o álbum, ela é uma introdução com uma linha barroca e um poema narrado em português fazendo uma ponte para Jekk Alla Jrid que mostra uma influência do Tristania antigo, até mesmo pela variação de vocais, porém a medida que a música demonstra uma quebra de andamento, ela prova bastante personalidade e volta com o peso não apenas como um pano de fundo.


    At the Cape of Good Hope, The Wraith é até o momento minha favorita, se você se identifica com a proposta atual do Katatonia, esse som tem tudo para ser um dos seus favoritos, foi assim comigo, ainda mais pelo uso correto dos guturais aqui que ao longo da audição eu queria mais e mais que eles fossem frequentes.
    In The Wake Of Forgetfulness é a caminhada em direção ao limbo. Note como depois dos três minutos temos um interlúdio surpreendente e os vocais abrem mão da agressividade, mas não da melancolia, acredito que o leitor mais atento já percebeu o quanto climático esse trabalho se apresenta, por isso que a chegada de Spirits Of The Dead é uma excelente demonstração do gothic e doom e para minha supresa, The Bringer of Dawn vem com influência do black metal e demonstra como a sonoridade deles está se trilhando para caminhos cada vez mais extremos e fazem o A Dream of Poe ser um grande destaque da cena europeia.

TRACKLIST:
1) Versos Para O Submundo
2) Jekk Alla Jrid
3) At the Cape of Good Hope, the Wraith
4) In the Wake of Forgetfulness
5) Punished
6) Spirits of the Dead
7) The Bringer of Dawn
8) Eulogy for the Weary

FORMAÇÃO:
Miguel Santos - todos os instrumentos;
Paulo Pacheco - letras.