Dissecando Coletânea #17: "Brazilian Doom Metal: Volume 1" (2021)

Salve Headbangers! Há tempos que falamos aqui que o Doom Metal por mais que encontre dificuldades é um dos gêneros mais fortes do nosso underground e a prova cabal disso vem com essa excepcional coletânea que reúne uma grande número de bandas que juntas são uma total demonstração de força do estilo dentro do país.


    Consciente disso a Pagan Tales Records nos apresentou essa coletânea que foi pensada em todos os aspectos e de maneira bem minuciosa, onde temos 11 nomes de diversos estados que possuem como um ponto de intersecção a música profunda, sorumbática e sombria.
    A honra de abrir o trabalho coube ao The Cross, nada mais justo que uma verdadeira entidade do Doom Metal nacional faça as honras! São mais de 30 anos de estrada de uma pioneira, o som Unnatural é uma homenagem as vítimas das tragédias de Mariana e Brumadinho as quais os autores de tais calamidades seguem impunes.
    O Soulsad apresenta Doomed to Failure, esse single tem uma capa belíssima e a banda soube incorporar passagens do death metal, com elementos de gótico ao seu doom metal, sendo uma sonoridade que se torna inconfundível. Serpent Rise é um nome tradicional da cena do doom e caso alguém tenha a heresia de não conhecer a banda During The Eternity é uma ótima porta de entrada para o som cativante/sorumbático.
    Aberration Doom é uma banda que sou muito fã, ainda mais por fazer um death doom que fica marcado na nossa alma, só tente não ficar repetindo Slowly Dying. Unholy Outlaw é outra banda que venho acompanhando muito feliz a cada trabalho que lançam, pois eles são devotos daquela escola mais clássica do Doom e conseguem mostrar isso com uma sonoridade digna dos mais expressivos elogios com o som Open the Gates.


    Ode Insone é ao lado do Imago Mortis uma das bandas mais eficientes dentro do estilo quando se trata de compor em português, a música Sem Despedida teve o seu vídeo debutando no festival online aqui do Underground Extremo e todos que assistiram o clipe ficaram, sem dúvida, emocionados pela mensagem que essa música apresenta.
    Helllight representa a vertente mais satânica e do mau, por assim dizer, dentro do doom metal com Until Silence Embrace eles entregam uma melodia capaz de escurecer o mais claro dos céus, o tanto de energia que eles conseguem passar com essa musica é anormal.
    Beholder’s Cult consegue fazer aquele som que fez o doom metal ser forte na década de noventa, as influências do gótico metal estão muito evidentes, deixando esse som com características únicas, o que faz Weight of The Sun um som diferenciado. O Les Mémoires Fall nos mostra em Creation que o Doom metal é um estilo que está longe do esgotamento, esse som tem particularidades de timbres bem abrangentes.
    In Absenthia, outro grande nome que se dedica ao peso, nos mostra Brienne, faixa presente no excelente trabalho "Thow Shalt Not Forgive Fate", que em breve terá resenha aqui no site. Encerrando o trabalho temos Caligo que mostra uma vertente que ainda não tinha sido explorada nesse trabalho um mix de Stoner com Sludge, vim conhecer a banda com essa coletânea e virei fã.
    A "Brazilian Doom Metal" é uma coletânea diferenciada contando com um trabalho gráfico excepcional e veio ainda com uma revista com fotos de todas as bandas e suas redes sociais. Um trabalho de rara qualidade e me orgulho de ver algo feito a esse nível no Brasil.