Álbuns Marcantes #44: "Back In Black" (1980) - AC/DC

    Um dos discos mais emblemáticos da história do Hard Rock, ou Hard n’ Heavy (se preferir) completou 41 anos de vida.
 

    Colecionando sucesso e ultrapassando a marca dos 51 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o disco tornou-se referência e influências para bandas e músicos ao redor do mundo, principalmente para as bandas com sonoridade voltada ao Hard Rock.
    "Back In Black" marca um novo capítulo na história do quinteto que em 19 de fevereiro de 1980 recebia a fatídica notícia de que seu vocalista Ronald Belford Scott (Bon Scott) havia falecido. Segundo laudos médicos, a causa de sua morte foi atribuída a “intoxicação alcoólica aguda”.
    Após o funeral de Bon Scott, os músicos cogitaram encerrar as atividades já que a perda de seu vocalista deixou-os devastados. Porém, amigos e familiares incentivaram-os a continuar, dizendo-lhes que “era preciso seguir em frente”. Então a banda resolveu que continuar era de fato necessário.
    Após a (sábia) decisão de dar continuidade ao grupo, começaram os testes para a nova voz do AC/DC. Foi então que o produtor Robert John “Mutt” Lange, sugeriu que a banda deveria chamar Brian Johnson, na época vocalista do Geordie, para um teste cujo resultado impressionou de imediato os músicos.
    "Back In Black" foi lançado em 25 de julho de 1980. O álbum foi um gigantesco passo à frente impulsionado pelo famoso "Highway to Hell" (1979), também produzido por Robert "Mutt" Lange mostrando o quão bem a mudança veio para ele, levando o AC/DC ao topo das paradas de vendas e a lotar locais maiores.
    Embora Hells Bells e Back In Black sejam as músicas mais conhecidas e com melhor desempenho, junto com You Shook Me All Night Long ou Shoot to Thrill, o álbum é um compêndio de músicas imperdíveis, não para nada, é um dos trabalhos mais bem sucedidos e mais vendidos da banda e embora para muitos a fórmula seja a mesma e que nenhuma evolução seja mostrada, ainda funciona, e temos que aproveitar o que eles nos oferecem, e isso poderia não ter acontecido.
 

    Com exceção de Let Me Put My Love Into You e What Do You Do For Money Honey, as demais faixas foram lançadas como singles. Nos Estados Unidos, os singles, You Shook Me All Night Long e Have a Drink on Me, tornaram-se hits, figurando no Top 40 da parada americana, ocupando a 35a posição. Percorrendo seu caminho de estrondoso sucesso, o álbum está incluso em inúmeras listas dos “melhores” e “importantes”.
    No ano de 1989, foi classificado como o 26º na lista dos “100 Melhores Álbuns dos Anos 80” da revista Rolling Stones.
    A faixa título foi classificada na 190º posição das “500 Melhores Canções de Todos os Tempos”, também pela Rolling Stones.
    Em 2001, o canal VH1 classificou "Back in Black" (o disco) na 82º posição em sua lista de “100 Top Álbuns”. O mesmo canal também colocou a faixa título em 2º lugar de sua lista das “100 melhores Canções de Hard Rock”.