Resenha#223: "Stone Orange" (2022) - Vulcano

    Com mais de quarenta anos de história, o Vulcano é um das grandes influências do metal brasileiro, capitaneado pelo seu fundador Zhema Rodero lendário guitarrista e um guerreiro da cena há muito tempo.
    A banda atualmente é formada também pelo ótimo vocalista Luiz Carlos Louzada, o guitarrista Gerson Fajardo, o baixista Carlos Diaz e o baterista Bruno Conrado consolidam a ótima fase do Vulcano com esta formação, uma vez que é a mesma que gravou o antecessor "Eye In Hell" que também foi muito bem recebido pela crítica e público.
 

    "Stone Orange" é uma pedrada absurda do início ao fim, nos remetendo à sonoridade do início dos anos oitenta, uma mescla de influências que vão de Venom, Possessed até o thrash alemão do Sodom, tudo feito com a identidade própria do Vulcano de forma gloriosa com destaques para as faixas do álbum Putrid Angels Ritual, Stone Orange (faixa foda que me lembrou a pegada do Piledriver em seu primeiro álbum), Night Terror with Satan (essa, uma curta pancadaria com riffs a lá old Slayer e uma selvageria latente).
     Rebels from 80s é uma faixa que merecia uma letra em português, mas mesmo sendo em inglês tem uma pegada mais cadenciada e bem metal brasileiro dos velhos tempos. Na sequência Witches Don´t Lie e finalmente o cover do Cadaveriser Vulcano Will Live Forever, que fecha o álbum.
 

    Há ainda uma faixa extra que não é creditada no álbum, mas que mantém o nível alto!!! "Stone Orange" é um álbum pra lá de consistente e muito distante do som do Vulcano na década de 1980, no melhor sentido. Músicos maduros, canções poderosas e um trabalho de produção experiente colocam o disco entre os melhores da carreira do quinteto.
 
TRACKLIST:
1) Metal Seeds
2) Putrid Angels Ritual
3) Tear Gas
4) Keep Mind
5) A Night in a Metal Gig
6) 7 Seconds in Hell
7) Stone Orange
8) Trigger of Violence
9) Night Terror with Satan
10) Rebels from 80s
11) Ship of Dead
12) The Altar of Defiance
13) Witches Don’t Lie
14) Lives Moves Toward Death
15) 418
 

FORMAÇÃO:
Zhema Rodero - guitarrista;
Luiz Carlos Louzada - vocalista;  
Gerson Fajardo - guitarrista; 
Carlos Diaz - baixista;
  Bruno Conrado - baterista.