Resenha #213: "Welcome To The New Circus of Horrors" (2021) - Unknown Code of Existence

Salve Headbangers, dentro da imensidão de estilos e gêneros que se forma dentro do Metal, o Djent e o progressivo são sem dúvida uns que me chamam bastante atenção, pois eles conseguem ao mesmo tempo, unir novos elementos com passagens mais intrincadas e técnicas, fazendo com que não sejam muitas bandas que se aventurem por esse estilo, mas as que conseguem realmente, obtém ótimos resultados e hoje vamos apresentar o trabalho de uma delas, o U.C.E (Unknown Code of Existence).

Eles conseguem unir a complexidade não só no som, como também na sua temática, por isso que questões da psique humana se unem a questões filosóficas e se intercalam com a musicalidade, méritos dos virtuosos músicos que se juntaram para levar a frente sua musicalidade, sendo James Alves nas guitarras, Daniel Liberato na bateria, João Andrade que é baixista e Lean Van Ranna no vocal.

Então peço ao nosso leitor que se permita ouvir cada elemento que aqui se completam e condensam em "Welcome to the new Circus of Horrors". Encontrei uma citação desse trabalho feito pela própria banda, então nada melhor do que os artistas da obra para explicar:

"Significa todos os sentimentos que temos sobre o quanto distantes e frios estamos nos transformando, pois pensamos em apenas viver por status e sermos reconhecidos pelas pessoas conectadas em nossas redes e perdemos o mais simples valor e graça de estar vivos, estamos perdendo como é viver fora da internet e ver com os nossos próprios olhos, sentir com os nossos sentidos humanos e curtir com as pessoas/animais ao lado e ignorar as pessoas distantes online". 

Feita toda a apresentação da temática vamos então a música. Walls of Incognito Reality tem uma pegada meio Symphony X encontrando Mindflow. Os vocais são responsáveis por fazer toda a atmosfera dramática do som que ao longo dos seus cinco minutos explora vários territórios da sonoridade.

Whispers tem uma sonoridade que me remeteu ao Enigma Ex Machina, outra banda que vai para esses campos de sonoridades mais intrincadas. We Are Note Mere Aliens provavelmente é uma das minhas favoritas, seja pela interpretação dos vocais, como também das linhas de guitarra que vão mantendo todo o peso do som dentro das suas variações.

 
 
A faixa título do trabalho tem alguns toques meio circenses e uma letra bem interessante, tendo transições que são os momentos mais pesados do trabalho, uma ideia que a banda poderia explorar mais nos próximos trabalhos. While Masks Hide Real Lives é também um excelente destaque, outra vez a letra chama a atenção.

Work Like Hel tem aquela passagem djent que comentamos no começo da resenha e When The War Ends encerra o trabalho com um clima de fim de espetáculo, demonstrando todos os pontos positivos da banda até aqui, um trabalho ímpar e acima de tudo criativo! Confira.

TRACKLIST:
1) Walls of Incognito Reality 
2) Whispers 
3) We Are Note Mere Aliens 
4)  Welcome To The New Circus of Horrors 
5) While Masks Hide Real Lives
6) Work Like Hell 
 7) When The War Ends
 

FORMAÇÃO:
James Alves -  guitarra;
Daniel Liberato - bateria;
João Andrade - baixista;
 Lean Van Ranna - vocal.