Destaques de 2021 - Grind/Crust

Salve Headbangers!

Nossa lista hoje vem trazendo o ruído, a anti música, aquela pegada que é extrema e destruidora de tímpanos delicados. Claro que estamos falando do Grind, do Crust e de seus derivados e aqui (surpreendendo ninguém), Brasil, é um baita celeiro dessas desgraças e por isso essa foi mais uma lista dificílima de fazer, então confira!



Manger Cadavre? - "Decomposição"

A decomposição é um processo lento e irreversível, e digo isso porque o patamar que o Manger chegou nesse trabalho é irreversível, pois se tornaram umas das mais representativas bandas do nosso underground. Um CD que cresce a cada audição, trazendo participações especiais e letras que até nos machucam quando percebemos a apatia que nos cerca.

Desalmado - "Mass Mental Devolution"

O Desalmado vai ser a próxima banda que estará no nosso quadro Sons Extremos, pois são sete álbuns e uma evolução intensa e constante. A diversidade que esse trabalho nos passa é algo tão gratificante quanto ouvir algo do Napalm Death, por exemplo. O misto de energia, revolta e ao mesmo tempo densidade e agressividade, tudo isso junto e tudo tão orgânico que fica catártico ouvir esse trabalho.

Guro - "Missa Profana"

Segundo trabalho do Guro e segundo a aparecer aqui na nossa lista de destaques. E se o "Anticristo" é uma ótima estreia, "Missa Profana" eleva esses pontos de acerto. Death metal e grindcore se interligam, a sonoridade está mais limpa e a parte técnica ainda mais apurada. São 26 minutos de caos!

Rot - "Organic"

Não da para conter a emoção nesse trabalho que é o derradeiro da lenda do underground nacional Alex Bucho, porém não é apenas isso que faz ele ser essencial. No sentido mais amplo da palavra, o Rot é uma pedra fundamental do que chamamos de grindcore nacional, então pergunte para qualquer nome dessa lista que a resposta será a mesma, isso é deixar um legado!

Hierachical Punishment - "Psychotic Disorders"

Esse é o terceiro trabalho dessa banda que reúne um grande número de lendas do nosso underground e sabe aquela formação em que parece que os membros nasceram para isso? Pois bem, a mistura do death e grind chega ao seu ápice! Ouça por exemplo Human Nature e reflita se esse trabalho não é uma das formas mais puras do metal morte grind.

Test - "Live at Grindhouse"

Quem já viu ao vivo sabe que João Kombi e Barata não são desse planeta. A forma como eles massacram seus instrumentos e principalmente como o Test tem algo à dizer vale muito destacar e aí vem o ponto, ouvir isso tudo ao vivo é só fortalecer o que o grind significa.

Lymphatic Phlegm - "Roughly Excised - Putrefindings, Morbidescriptions and Necrognoses"

O que falamos lá no início do texto, o Brasil é um celeiro maldito de bandas extremas e aqui falo com sinceridade, a melhor banda de goregrind do mundo é brasileira! O Lymphatic Phlegm não erra nunca e consegue a cada lançamento fazer sua proposta ficar ainda mais evoluída, não temos uma banda que vive do passado e sim uma banda que pode demorar para lançar, mas faz toda espera valer demais.

Cäbränegrä - "Aurora"

Se o Lymphatic Phlegm são na minha opinião os reis do goregrind, o Cäbränegrä é uma das maiores representações da anti música. Ano passado eles figuraram na nossa lista e agora "Aurora" é o alvorecer da luta por nossos tempos. Nunca se curvar, sempre lutar e protestar! Cäbränegrä me representa.

Exsim - "Entre Máquinas"

Tempos extremos geram sonoridades extremas! O inconformismo com o cenário que nos cerca é sem dúvida, o 'coquetel molotov' que incendeia a poesia do Exsim. Entre máquinas é um trabalho que irá te fazer bater cabeça e ao mesmo tempo refletir, e não seria essa a função da arte?

Arame - "Christophobia"

Crust, grind e punk tudo junto e misturado no ódio. Esse aqui é um trabalho que me chamou atenção desde os primeiros acordes,  os vocais de Lorena são pura energia e a capa é lindíssima, enfim, um trabalho completo que merece ser reconhecido. Logo menos terá resenha aqui no site, pois estamos viciados nesse trampo.