Álbuns Marcantes #22: "Mercenary" (1998) - Bolt Thrower


Bolt Thrower - "Mercenary"
Lançado em 9 de novembro de 1998
23 anos atrás!
 
A Bolt Thrower banda britânica de death metal foi formada em 1986.  Seu nome veio de uma arma de um jogo de estratégia chamado Warhammer 40.000, um jogo de guerra de miniaturas. As letras do segundo, terceiro e sétimo álbum deles foram baseadas nesse jogo e no Warhammer Fantasy Battles.
 
As letras de suas músicas geralmente tratam da guerra e de suas consequências. O Bolt Thrower foi muito conhecido no underground do metal extremo por ser uma das primeiras bandas de Death Metal a surgir (primeira na Inglaterra) e por um som muito baseado no estilo de Grindcore e Death Metal. Devido a seu som muito consistente, denso e com poucas mudanças de ritmo, a banda é facilmente diferenciada tendo seu estilo próprio dentro do metal.

O álbum foi gravado e mixado no Chapel Studios, de dezembro de 1997 a janeiro de 1998 South Thoresby, Lincolnshire, Inglaterra, Reino Unido e lançado pela gravadora Metal Blade.
A arte da capa, intitulada como
"Contact - Wait Out" ficou sob responsabilidade de Peter Archer, esse nome é dado também a primeira faixa do próximo álbum, "Honor - Valor - Pride".
 
Sobre os sons, destaco aqui que Powder Burns é uma continuação da música Embers de "The IVth Crusade" (1992) e leva a The Killchain em "They Once Loyal" (2015). 
O álbum teve a faixa bônus Infiltrator no formato digipak e na versão japonesa. A edição digipak contém 25 faixas, das quais as faixas de 10 a 24 são curtas faixas de silêncio.
 
 
Ouça o álbum na íntegra: 
 


TRACKLIST: 
1) Zeroed 
2) Laid to Waste
3) Return from Chaos
4) Mercenary
5) To the Last...
6) Powder Burns
7) Behind Enemy Lines
8) No Guts, No Glory
9) Sixth Chapter
 
 
FORMAÇÃO: 
Barry "Baz" Thomson - guitarras principal e base;
Gavin Ward - guitarras rítmicas; 
Banco Jo-Anne - baixo;
Alex Thomas - bateria;
Karl Willetts - vocal.