Resenha #196: "Memories From Last December" (2020) - Beyond Chaos

Salve headbanger!
Talvez vocês não liguem o nome à pessoa, mas Thiago Alboneti é uma das mentes mais brilhantes do nosso underground, o cara é um verdadeiro workaholic, dividindo suas tarefas entre o Beyond Chaos e o Funeral Dawn e é do primeiro que vamos falar agora.

Formada em 2019 essa one man band já tinha ganho nossa atenção com "Home Sweet Prison" (2020) e agora as lembranças amargas de um dezembro continuam essa melancólica marcha funesta. 
 


"Memories From Last December" se inicia com The Calm Before The Storm Hipnotica, abertura que usa de maneira muito inteligente os dedilhados, até que temos uma imersão no universo musical e nosso espírito foi tomado para I, The Outcast, uma letra sensacional que remete ao peso dos supostos olhares de uma sociedade " perfeita", tal crítica embalada em um death/black metal que me remeteu a passagens do Behemoth, para citar um exemplo mais conhecido.

Meaningless Life começa com um riff maravilhoso e o som vem numa crescente que nos faz desejar profundamente que essa one man banda consiga migrar para os palcos de alguma forma, pois esse som ao vivo deve ser absurdo! Quero destacar também os vocais que apresentam uma variação entre o mais berrado, para algo mais gutural à medida que o som pede você consegue perceber sentimentos como fúria, frustração e raiva na interpretação das faixas, como em A Happy Family, esse som me deixou em catarse.

A forma como vários elementos se fundem na atmosfera sonora criada pela Beyond Chaos faz com que a cada audição, novos detalhes sejam percebidos, até por isso mesmo, essa resenha é tardia, pois precisei absorver muito o que cada música tem a dizer!
 

 
A dualidade de tempestade e melancolia estão aqui, não se opondo, mas se completando como em Not a Romance or Poetry e From Nothing I Came, To Nothing We Go com suas linhas cadenciadas (aos padrões da música extrema, lógico) ao lado de The Forgotten e Holy Judgment, dois momentos de extrema agressividade musical.

A faixa título mostra futuros caminhos da sonoridade unindo momentos mais épicos à passagens do mais puro black metal escandinavo, algo que só poderia ser feito por quem tem um total domínio da sua música e principalmente, do que ela representa.
 
Dizer que Alboneti é um músico de excelência seria até redundante, mas essa resenha é apenas um detalhamento de experiências e universos que as canções me levaram a desbravar, convido nossos leitores a imergir em "Memories From Last December" e lembrarem que a medida que você olha para o abismo...
 

TRACKLIST:
1) The Calm Before The Storm
2) I, The Outcast
3) Meaningless Life
4) A Happy Family
5) Not a Romance or Poetry
6) Memories From Last December
7) The Forgotten
8) Holy Judgment
9) From Nothing I Came, To Nothing We Go
10) Eu Sunt Dracul