Resenha #194: "Na Cruz da Exclusão" (2019) - Ação Direta

Salve Headbangers!
O que dizer de uma banda que está desde 1987 rompendo fronteiras na música extrema unindo hardcore, thrash, death entre outros subgêneros e como isso não bastasse, eles vem incomodando o conservadorismo demonstrando as dores do povo e a necessidade de um dia a gente conseguir virar o jogo, utópico e provável, mas não deixaremos de tentar.

 
Vindo de um grande celeiro da cena extrema, o ABC paulista, o Ação Direta consegue no seu mais recente trabalho "Na Cruz da Exclusão", o oitavo da sua discografia, manter as qualidades citadas acima e por incrível que pareça, vem com mais ódio inspirado claro, na situação atual que vivemos. O quarteto formado por Gepeto no vocal, St. Denis na guitarra, Gallo no baixo e Marcão na bateria, não se omite e com opiniões fortes e letras idem conseguem traçar um raio x da realidade!

Então prepare-se para o soco bem dado nas fuças, Devorar começa com uma intro de uns vinte segundos que digamos, será o único momento calmo do trabalho, pois Gepeto já entra berrando e aliado a uma bateria marcada e guitarras despejando riffs simples e muito bons e nem precisa dizer quem é a vítima a ser devorada, que a letra apresenta, esse espaço mais niilista continua em Viver é Regredir?.



Seculart já coloca o dedo na cara, denunciando todas as atividades que o Brasil vem vivendo e se esforça para não ver, esse é aquele tipo de som que é a história narrada, na verdade, essa é uma característica de todo o trabalho, como em Sitiado e na ótima Imbecialização da Raça.

A faixa título tem uma levada punk na bateria e rememora à Ratos de Porão enquanto temos ainda What Should I Do With My Life? que cantada em inglês mostra que o Ação tem um público fiel fora do país, principalmente na Europa, e falando em fiel, temos aqui uma justa homenagem ao grande Dorsal Atlântica com a faixa Caçador da Noite.

Um trabalho que fala por si e cria em nós uma dualidade de ser sempre prazeroso ouvir uma banda como o Ação Direta porém é lúgubre saber que o tempo passou e os relatos que eles apresentam em suas letras estão cada vez mais próximos da nossa vivência diária.



 
TRACKLIST:
1) Devorar 
2) Viver é Regredir? 
3) Secular
4) Artificial
5) Sitiado 
6) Imbecilização da Raça
7) Na Cruz da Exclusão
8) What Should I Do With My Life?
9) O.C.E.A.N.
10) Caçador da Noite (Dorsal Atlântica cover)
11) Tempos de Individualização

 
FORMAÇÃO:
Gepeto – vocal;
St. Denis – guitarra;
Gallo – baixo;
Marcão – bateria.
 
 
Revisado e editado por Carina Langa.