Papo Underground #03: Underground - Um Lugar de Parcerias




E aí Homo Metalis!


Irei fazer uma analogia do underground a um motor, e que cada envolvido se torna uma engrenagem, e as ações passam a ser a graxa, lubrificantes e o combustível para o bom funcionamento da máquina, às ações em conjunto dessas engrenagens damos o nome de parcerias, e as peças são as partes envolvidas (bandas, fãs, produtoras, sites, distros, zines, entre outras...)

E sendo essa máquina munida de engrenagens, o metal underground nacional, possui algumas peças importantes, que dão um gás no movimento, porém há também aquelas peças enferrujadas que atrapalham o curso do funcionamento da máquina, neste contexto vamos falar um pouco do funcionamento em conjunto dessas engrenagens, ou seja: das parcerias no underground.

O que falar sobre as parcerias no rock/metal underground nacional, este que é um meio muito vasto, e que mesmo as margens da grande cultura popular, você o encontra do Oiapoque ao Chuí, do Hard Rock ao Black Metal, passando pelo Hardcore, falando todos os sotaques.

O metal underground nacional é uma máquina gigante de produção em massa, pois sempre há algo novo no meio, seja banda, projetos, lojas, selos, distros, produtoras, festivais, canais da web, entre outros.

As parcerias no metal underground são de suma importância, e muitas vezes não são tão difíceis de acontecer, só basta à iniciativa de um dos lados em mostrar interesse na parceria, e o outro lado se mostrar receptivo à proposta, para que a coisa aconteça, e em um cenário onde a colaboração seria a melhor forma de expandir as ações dentro do meio underground, a lógica seria que as parcerias fossem algo de ação mútua a acontecer.

Porém a questão é que quando falamos em parcerias no underground, existe uma relação antagônica, onde de um lado encontramos as parcerias reais, apoiadores, fãs, aqueles que vestem a camisa mesmo... São as bandas que divulgam bandas, são canais que interagem entre si, são fãs-divulgadores, são produtoras, distros, gravadoras independentes que fecham parcerias para um lançamento de uma banda, são fãs que participam de crowdfunding para realizar um festival, fãs que cobrem a vaquinha para custear a gravação do novo cd, são os coletivos culturais, que incentivam a cultura underground no bairro, cidade, região..., São as produtoras que realizam festivais e dão espaço para as bandas locais, são os apoiadores que fecham parcerias com as produtoras para contribuir para que os festivais aconteçam.

O atual momento em que vivemos (pandemia da Covid-19) pode ser um marco muito importante para a cena, pois se de um lado perdemos a oportunidade de ver e apoiar os envolvidos com o underground de forma presencial, ganhamos a oportunidade de mostrar nosso apoio de inúmeras formas: comprando material, divulgando as bandas, assistindo as lives, curtindo as redes sociais, indicando um som legal para um amigo, entre outros... e quase todas essas ações você pode fazer em poucos minutos em frente a um computador, smartphone, aí no sofá de sua casa, ou em qualquer lugar que esteja.

Ou seja para onde você olhar dentro do underground, pode haver uma forte parceria, para que a coisa toda aconteça, e olhem só!!! São parcerias na maioria das vezes à custo zero, ou quando se tem um custo é baixo... e que ajudam ao metal underground a se manter ativo.

Porém do outro lado existem também aqueles que enferrujam a engrenagem, aqueles que querem parcerias, mas não são parceiros de ninguém, aquele que faz boicote, por não gostar de um cara da banda X, aquela produção que não se atenta ao CD que lhe é entregue em mãos, em meio ao festival, por um membro de uma determinada banda que deseja tocar no festival na próxima edição, ( Se isso acontecer, e você for da produção, poxa, faz isso não, sabe que o cara ao lhe entregar o material dele, está acreditando no seu festival, está vendo no seu festival um espaço legal para ele mostrar o trabalho dele, pensa nisso aí!) isso também é válido para os contatos virtuais...nossa se eu for listar, existem muitos “pseudo-apoiadores” na cena, porém...o intuito aqui é agradecer a você que realmente é parceiro do metal underground nacional.

Se você é a engrenagem boa da coisa, e se suas ações é aquele gás, aquela graxa, aquele combustível na máquina, parabéns, continue assim, se nós não arregaçarmos as mangas e irmos a luta pelo metal, outros não farão.

Agora se você é esse sanguessuga, essa engrenagem enferrujada, na boa, reveja seus atos, ou procura outro meio, aqui no metal underground, não há espaço para você, não precisamos de você, e antes de finalizar, deixo aqui para você uma definição de parceria: Reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum.


E aí, qual engrenagem você é?