Rememorando André Matos: "Reason" - Shaman - Parte 03


Se você leu a resenha do "Fireworks", deve ter percebido que ele é um dos meus trabalhos favoritos do Angra, e "Reason" acredito que é um trabalho tão bom quanto "Ritual", que é simplesmente um marco para o Metal Mundial. Porque faço esse paralelo entre os trabalhos? Pois assim como o último do Angra com a formação original, "Reason" não teve a divulgação que merecia, na minha opinião, claro!



O disco foi gravado na Alemanha e possui a parceira super acertada com Sascha Paeth indo na contra mão do que estava dominando na época. O trabalho foi feito todo em sistema analógico, dando uma cara bem' old school' para o trabalho.

Então os gritos de Confessori vêm dando a deixa para Turn Away, hoje o baterista pode estar na zona de conforto, mas aqui ele mostrava uma originalidade e domínio dos bumbos, além de André com uma voz mais rasgada que depois varia para parte melódica onde temos mais um 'show' do mestre.

O peso continua a toda na faixa título que é quase gótica, o que contrasta com quem espera sempre aquela pegada 'happy' do metal melódico. Na sequência temos o 'cover' de The Sister of Mercy com o som More, que, com todo respeito aos fãs da banda, mas a versão do Shaman é superior.



Se no álbum anterior Fairy Tale ficou marcada com uma das melhores baladas do Metal, neste álbum com essa característica de destaca Innocence que não fica atrás, muito intimista, com seu início no piano até que ela explode em uma 'power' balada perfeita.

Como disse no começo dessa resenha, "Reason" é um álbum de 'Heavy' Metal e ele se orgulha muito disso, pois temos Scarred ForeverIn the Night e Iron Soul, três faixas perfeitas e pesadas onde cada músico teve seu espaço para mostrar toda sua versatilidade, dessa forma temos o registro de Hugo Mariutti provando ser um dos melhores guitarristas da atualidade.

Para fechar, ainda temos Trial of Tears, aqui André vem flertando com o lado mais agressivo da sua voz, o que é incrível. Born To Be, expõem bem a última passagem dessa formação com o nome Shaman. A banda continuou com Confessori recrutando outros grandes músicos, mas "Reason" é e sempre será, um legado.

TRACKLIST:
1) Turn Away
2) Reason
3) More (cover de The Sisters Of Mercy)
4) Innocence
5) Scarred Forever
6) In The Night
7) Rough Stone
8) Iron Soul
9) Trail Of Tears
10) Born To Be


FORMAÇÃO:
André Matos - vocal;
Hugo Mariutti  - guitarra;
Luís Mariutti - baixo;
Ricardo Cofessori - bateria.

Revisado e editado por Carina Langa.