Resenha #484: "Carmina Belli Apocalypsis" (2023) - Valadier

Salve, headbangers! A Itália pode não ter uma das cenas mais produtivas se tratando de black metal, mas um dos nomes mais interessantes dessa, digamos, nova safra do estilo surgiu de lá. E com um debut que une passagens de um black metal bastante rústico a uma atmosfera do período medieval, faz com que se torne imperioso conhecer o trabalho do Valadier e o seu chamado para a arte bélica.
Under the Skies of Gehenna tem o choque de espadas e logo somos guiados para o conflito. As vozes aqui me remetem à era primária do Satyricon, e não vejo exagero algum em dizer que Unukalhai deve estar entre os grandes intérpretes da cena extrema, pois ele consegue, por meio de suas narrativas, transpor para o ouvinte ódio e, ao mesmo tempo, agir como um poeta que narra um campo de batalha.
Os toques folclóricos passeiam por todo o trabalho, fazendo assim a gente ir para o campo de batalha. As quebras desses momentos são um pouco abruptas, como em Altar of the Lost Firmament; eu queria que a faixa já iniciasse direto, o que daria uma atmosfera mais direta. Through the Blackwater Valley começa mais cadenciada e me remeteu ao trabalho dos conterrâneos do Stormlord. À medida que a faixa vai indo para uma crescente, mas mantendo a base original, cria um efeito hipnótico, ainda mais quando temos um interlúdio de violão muito bonito.
O clima do massacre de tropas marchando sobre o exército derrotado vem com As the Shadow Pass the Days. Eclipsed by the Palm of Hamsa é a primeira que nos apresenta um interlúdio melódico surpreendente. Esse é o grande destaque do Valadier: unir esses universos tão díspares e fazer com que tenha sentido.
O ápice chega em Requiem of the Dark Ages e In the Sign of Stygian Watchers, que demonstram a influência do Bathory no metal até hoje. E mais do que isso, esse trabalho nos leva a credenciar o Valadier como um dos grandes nomes da cena do black metal.
____________________
TRACKLIST:
1) Under the Skies of Gehenna
2) Altar of the Lost Firmament
3) At the Court of the Seven Hills

4) Through the Blackwater Valley
5) As the Shadow Pass the Days

6) Eclipsed by the Palm of Hamsa
7) Requiem of the Dark Ages
8) In the Sign of Stygian Watchers
_________________ 
FORMAÇÃO:
Unukalhai - vocais;
Blight - guitarras e baixo;
Winterkvlt - vocais e instrumentos de sopro.