Resenha #476 - L'isolement distinct ( 2025) Memorandum



Ser extremo dentro de um cenário já extremo: essa dualidade é para poucos estilos, e eu considero o funeral doom metal uma dessas vertentes. Pois não basta ser arrastado; ele tem que ser fúnebre, ter a miasma da morte em cada nota e tocar o ouvinte no ponto mais negro da sua alma. E eu venho acompanhando a carreira do Memorandum, uma das dezenas de projetos que a musicista Alice Simard desenvolve, e sempre com um padrão de qualidade ímpar.

"L'isolement distinct" é uma continuação bem direta do primeiro registro, "Menhirs... Affres", e se ali ele tinha algumas arestas para polir, podemos dizer que o projeto evoluiu. A atmosfera está mais densa e acolhedora — isso mesmo, acolhedora para quem curte passagens soturnas.


A abertura com "Le décès inévitable de ma volonté d'être d'un masque nécrotique et inaltérable (je ressens les épines affreuses de l'oracle me transperçant le cœur rosacé)" — isso é um padrão aqui, quase um tratado no nome das músicas —, e temos algo psicodélico à frente. Mas essa arriscada proposta fica no primeiro som, pois na faixa subsequente, "Les immenses portes crachent d'une haine sordide envers mes tentatives innombrables d'alléger ma détresse exécrable", temos passagens que vêm do black metal com um toque de trilha sonora de filme de terror, e é minha favorita ao longo da audição.

O teclado também toma a frente em "Fée", uma intro que assemelha-se a uma caixa de música perdida na escuridão, que logo depois vai desencadeando uma sequência de arranjos muito bem desenvolvidos. O encerramento vem com a faixa mais fiel ao funeral doom, "Dans mon nid de crasse, d'une méditation empoisonnée, je rêve d'un encombrement de cramoisi (les lames de mon esprit me font lamenter, dans mon faux abri de nocivité)", em um trabalho que se mantém tão versátil. Uma faixa que acena para as raízes fincadas no cemitério é um encerramento perfeito para uma obra profana.


Venho recentemente trazendo bandas para o site que acredito serem pouco conhecidas, mas que merecem uma atenção especial, e me sinto muito honrado em poder mostrar a força que tem a nossa música extrema em diversas formas, incluindo aquelas onde o ar é lúgubre.

Formação 
Alice Simard: Todos os instrumentos (guitarras, baixo, teclados), programação de bateria e vocais.


Tracklist do Álbum "L'isolement distinct":
01) Le décès inévitable de ma volonté d'être d'un masque nécrotique et inaltérable (je ressens les épines affreuses de l'oracle me transperçant le cœur rosacé)
02) Les immenses portes crachent d'une haine sordide envers mes tentatives innombrables d'alléger ma détresse exécrable
03) Fée
04) Dans mon nid de crasse, d'une méditation empoisonnée, je rêve d'un encombrement de cramoisi (les lames de mon esprit me font lamenter, dans mon faux abri de nocivité)