Dissecando Eps# 108 A Poison to the Firmament ( 2025) - Heljarmadr


Salve, headbangers! O nome Erik Andreas Vingbäck talvez não seja de conhecimento de todos, porém, ao falar de Heljarmadr, fica mais fácil associá-lo ao posto de ser o quarto vocalista do Dark Funeral, função essa que ele desenvolve muito bem, com uma postura impiedosa e sua voz brutal e melancólica quando a música pede.

Exatamente por isso, ao saber que ele tinha lançado um trabalho solo, não perdi a chance de ir conferir sua discografia e hoje trago para nossos leitores o seu mais recente EP, "A Poison to the Firmament", que já aviso: fãs da sua banda principal... bem, você não vai encontrar muito de Dark Funeral aqui, e isso é ótimo, pois qual seria o sentido de fazer um novo projeto para ser igual à sua banda?




Esse projeto só tem duas faixas, porém ambas abrem espaço para muita experimentação, começando com um violão, cello e os vocais parecendo uma praga sendo jogada em nós, até que as guitarras explodem e temos aqui algo mais próximo de um black metal. Mas logo isso dá espaço para um solo de saxofone e os vocais limpos, sempre bem-vindos, de Sarah Jezebel Deva. Difícil falar dessa jornada sonora sem usar o termo "surpreendente".

"All Days are Black" é mais tradicional e poderia estar em um álbum do Dark Funeral, pelo menos até a metade, quando Sarah reaparece aqui e assume as passagens vocais, algo próximo do que ela fazia no Cradle of Filth, mas eu sou propenso a gostar mais desse resultado final.




Não sei se é um projeto, uma banda ou apenas a reunião de ótimos músicos. Fato é que temos aqui um grande achado para fãs de música extrema que consegue elevar a barra da extremidade e do experimentalismo. Vá de mente aberta que garanto que vai gostar muito do resultado.


                                                                                Formação:
Andreas “Heljarmadr” Vingbäck – vocais, guitarras, teclados;
Fredrik Isaksson – baixo;
Dennis Ekdahl – bateria;
Sarah Jezebel Deva – vocais (femininos);
Kakophonix – violoncelo
                                                               Bruno Sá – teclados, saxofone.

                                                                                Track List:
                                                             01)  A Poison to the Firmament
02) All Days are Black