Dissecando #108: "Alchemical Veritas" - Split (2025) - Orthostat e Precipício

Eu realmente admiro splits. A união de duas ou mais bandas que tenham algo em comum e formam uma parceria é algo admirável, ainda mais quando temos bandas em momentos diferentes da sua carreira, como é o caso de "Alchemical Veritas".
Sendo um cartão de visitas de como anda a cena catarinense de death metal, esse split une a Orthostat, banda que vem acumulando vitórias na sua jornada do underground, e méritos totalmente merecidos. Afinal de contas, uma audição detalhada de "The Heat Death" prova como eles conseguem unir técnica e peso de forma muito única, fazendo com que você escute uma vez e já perceba que se trata de uma faixa deles.
O Precipício é um power trio que apresenta sua música como uma manifestação que ultrapassa os limites artísticos e mergulha na sabedoria esotérica. Sua busca por inspirações em letras em português - o que sempre é um destaque se feito de maneira inteligente - e já adianto: o Precipício consegue fazer isso de maneira muito orgânica.
Abrindo o trabalho, as primeiras duas faixas são duas composições inéditas da Orthostat, e mesmo conhecendo eles há algum tempo (e já perdi a conta de quantos shows assisti), me impressiona demais a forma como eles conseguem fazer seu death metal soar. Thelosophy já é minha faixa favorita da banda. Seu começo é intrincado, com todos os músicos em elevado apuro técnico no instrumental, mas sem soar forçado ou chato - é apenas a música fluindo. À medida que os vocais entram, ela vai transitando para suas partes mais cadenciadas e outras aumentando a brutalidade. Sabe como eles não se perdem nessas trocas de andamento? É para deixar qualquer um de queixo caído.
Nomology tem andamentos que remetem ao doom metal, elementos sempre presentes na sonoridade da banda, e à medida que ela vai gradativamente ganhando mais robustez, até se comprovar como mais um assombro de perícia e técnica.
Saber, Querer, Ousar e Calar são os princípios da 'Magia de Levi' no ritual de alta magia, e com esse mantra que o Precipício apresenta sua primeira faixa do split. Esse som mostra toda a personalidade da banda em compor um tema no nosso idioma sem perder em nada a agressividade e, ao mesmo tempo, entregar um belíssimo exemplo de um som viciante.
Nefastas Alquimias é ainda mais brutal. Note como a bateria é um tanque de guerra, me lembrando o trabalho do Rebaelliun, enquanto as guitarras vêm da escola Krisiun. Ou seja, eles foram buscar as melhores referências possíveis para compor um som massivo e que irá mostrar uma sombra que emerge do precipício.
______________
TRACKLIST: 
1) Orthostat - Telosophy 
2) Orthostat - Nomology 
3) Precipício - Saber, Querer, Ousar, Calar 
4) Precipício - Nefastas Alquimias
___________________
FORMAÇÃO: 
Orthostat
Eduardo Rochinski - baixo; 
David Lago - guitarras e vocais; 
Rudolph Hille - guitarras;
Igor Thomaz - bateria. 

Precipício
Lucio Flavio - baixo;
Alex Rodrigues - bateria;
Felipe Silva - guitarras e vocais.