Resenha #318: "War Against All" (2023) - Immortal

Ser uma peça fundamental em um estilo e continuar na atividade lançando trabalhos que conseguem ser respeitosos à sua carreira e ainda por cima renovar seu nome e seu séquitos de fãs, quantas bandas hoje podem falar isso? Poucas não é mesmo? E o Immortal é sem dúvida, uma delas.
Antes de mais nada, já acredito que é importante informar que eu gostei muito de "Northern Caos Gods" (2018) e entendo quem não curtiu o trabalho e até mesmo é possível fazer um paralelo entre ele e o novo "War Against All", pois se o antecessor mostrava novas nuances, agora a banda volta para o básico e esse simples retorno já e mais que o suficiente!
Precisamos lembrar que Demonaz sempre esteve, mesmo que indiretamente, ligado ao Immortal, então, enquanto Abath mantém seu nome e fazendo também ótimos trabalhos, o nome Immortal seguiu e aquela atmosfera malévola do "Pure Holocaust" (1993) está aqui retomada e essa simples afirmação já é mais que suficiente para demonstrar a forma como esse trabalho me soa.
Com o nome alto explicativo, Demonaz conta com Arve Isdal do Enslaved no baixo e o baterista Kevin Kvale (Horizon Ablaze), logicamente podemos imaginar que é um trabalho bem na vibe one man band, mas antes de mais nada, esse é o décimo trabalho de estúdio e ao longo dos seus 35 minutos, temos o gélido metal negro norueguês.
Sem intros, somente a guerra contra tudo e contra todos, a faixa título vem já entregando o que nos espera, Thunders Of Darkness é a declaração de guerra contra as falanges celestiais, isso tudo movido por uma tempestade e aqui fica já uma afirmação, Demonaz é um dos melhores vocalistas de black metal da atualidade.
Wargod é mais um capítulo na saga de Blashyrkh, o reino de trevas e gelo, e se até agora não te convenci a ouvir esse trabalho, No Sun é sem dúvida, um hino do black metal no século XXI com toques de Watain, mas com atmosfera gélida do Immortal.
Norlandihr é uma forte passagem instrumental e pensando em todo o inferno que o nome da horda passou, esse é o melhor momento para lançar um som homônimo, Immortal vem com bateria que desafia se estamos diante de um ser humano tocando isso, e como a última faixa entrega, o reino da blasfêmia foi conquistado! Temei almas fracas cristãs, o Immortal voltou.

TRACKLIST:
1) War Against All
2) Thunders of Darkness 
3) Wargod
4) No Sun
5) Return to Cold
6) Nordlandihr (instrumental)
7) Immortal
8) Blashyrkh My Throne

FORMAÇÃO:
Demonaz - vocais e guitarras.