Dissecando EP's #73: "Eternal Rest Ceremony" (2023) - Malaise Shire

  Salve Headbangers! Eu tenho predileção por bandas que conseguem navegar pelo lado sombrio e mais desgraçado do Metal extremo e para minha total alegria (por mais paradoxal que isso possa soar) não são poucas bandas que conseguem isso com maestria e olhando um pouco mais adentro do nosso cenário nacional, o Malaise Shire vem se destacando e agora com seu mais recente EP, essa escalada só se fortalece.
   Contando na formação com Luiz Eduardo Viana nas guitarras e vocais, Karl Neuman nas guitarras, Rodrigo Barbosa no baixo e vocal e Altamiro Júnior na bateria, além de músicos convidados que sem dúvida não encontram nenhuma barreira para expressar sua criatividade musical, fazendo assim o ouvinte ser atraído pela obra, mas sem aquela sensação de previsibilidade, mantendo as devidas proporções, afinal de contas são estilos diferentes, mas a sonoridade deles sempre me remeteu ao saudoso Avec Tristesse do Rio de Janeiro, que praticava também um som extremo, mas que cede, sem menor cerimônia, o espaço para passagens mais ortodoxas dentro do metal extremo.
   Persistent Nightmare’s Noise tem uma introdução que, ao contrário do que eu falo em resenhas anteriores de não gostar de intros, essa me cativa, pois tem um toque de acalento ao mesmo tempo que dá margem para que algo perturbador esteja por vir e realmente está!
    Obaluaê surpreende pelo uso dos vocais limpos e a entrada dos guturais deixa tudo caótico, enquanto o refrão é repetido como uma invocação, esse sim é o metal negro que faz muita bandinha nórdica tremer de medo.
    Void é a maior faixa desse EP e em seus oito minutos é uma das faixas mais fiéis à escola do Black metal, toda uma atmosfera é construída até os primeiros dois minutos, onde os vocais apresentam-se de forma desesperada, quase agonizante, os andamentos oscilam entre bases mais rápidas outras mais arrastadas, tudo de uma forma muito orgânica.
    Invocation’s Path é uma celebração final, uma missa profana! O som aqui me remeteu ao Vazio pela atmosfera criada e a mesma cria um grande cartasse no ouvinte, fechando o trabalho com aquela sensação de queremos mais, estonteante para dizer o mínimo.

TRACKLIST:
1) Persistent Nightmare’s Noise 
2) Obaluaê
3) Void
4) Invocation’s Path

FORMAÇÃO:
Luiz Eduardo Viana - guitarras, vocais e letras;
Rodrigo Barbosa - baixo e vocais;
Altamiro Júnior - bateria;
Karl Neuman - guitarras.