Álbuns Marcantes #45: "Kill'Em All" (1983) - Metallica

    Lançado em 25 de julho de 1983, comemorando 39 anos!
    "Kill'Em All" é um álbum revolucionário, com o qual o Metallica deu um show de poder que abriria as portas para eles na complicada cena do rock dos primeiros anos.
    Em 1983, no dia 25 de julho, é lançado o primeiro álbum da discografia do Metallica, sendo este um dos mais diretos, enérgicos, crus e catalogados, sem dúvida, pela crítica especializada, como um dos mais influentes e referentes para o gênero Thrash Metal.
 
      
    Entre as músicas que mais se destacam estão Hit The Lights, The Four Horsemen, (Anesthesia)-Pulling Teeth (solo do baixista Cliff Burton), Seek & Destroy e Whiplash. O que aconteceu depois de seu lançamento com este grande álbum é do conhecimento geral e continua sendo muito apreciado pelos fãs da banda desde então até hoje.
    "Kill'Em All" é quase a base do Thrash Metal, um verdadeiro acervo de músicas cheias de fúria e rebeldia de quatro quase adolescentes que vieram sacudir o mundo da música de forma tão rápida quanto agressiva, mas não carente de melodias.
    A produção inconsistente é talvez o único inconveniente que podemos atribuir ao álbum, mas não poderíamos pedir muito de quatro novatos que chegaram a estremecer com uma sonoridade atípica para a época.
    O início da década de 80 foi repleto de mudanças no rock mundial, após o movimento punk, new wave e a expansão da onda glam, porém vários grupos decidiram seguir um caminho diferente e uma dessas bandas é o Metallica.
    "Kill'Em All" é uma obra de arte do Thrash metal!
    É que enquanto alguns grupos de rock optaram por se concentrar em sua imagem pessoal e som "cool", outros decidiram procurar um som puramente rock, sujo e contundente. Foi assim que o Metallica começou sua carreira em 1981 e depois de 2 anos quebrando pedras, eles conseguiram um contrato de gravação para trabalhar em seu álbum de estreia, que eles intitularam "Kill 'Em All".
    Por pouco menos de 3 semanas (maio de 1983), o quarteto californiano, formado por James Hetfield, Lars Ulrich, Cliff Burton e Kirk Hammett, entrou no estúdio de gravação Music America Studios em Nova York.
    Foi assim que eles formaram uma dezena de grandes músicas cheias de raiva, rebeldia e sons pesados, que representavam aquela coisa que hoje conhecemos como thrash metal. O grupo não só enfrentou sua inexperiência, mas também uma dura mudança interna, pois em abril de 1983 (um mês antes da gravação do álbum) seu guitarrista Dave Mustaine foi demitido devido aos seus problemas com drogas e seu comportamento violento.
    No final, Kirk Hammett soube se adaptar à banda e contribuir com as músicas que já estavam preparadas para o álbum. Destaque para a qualidade técnica de Burton, a contundência e velocidade de Lars, assim como a voz áspera de James e seu bom trabalho no violão.
 
 

    "Kill 'Em All" é um álbum vertiginoso e poderoso, possuindo riffs afiados, solos de guitarra muito bons e uma base rítmica contundente. Ele é o único álbum que conseguiu emplacar mais de 10 riffs pegajosos e viciantes numa lista "Top10 Riffs Mais Pegajosos e Viciantes de Todos os Tempos".
    O que dizer do riff de Hit the Lights? Perfeito não? E o riff de The FourHorsemen? Esse foi criação de Mustaine, mas que em The Mechanix, apesar de ter sido produzido pelo mesmo, é frouxo e sem sal e mesmo com toda virtuose, passa longe de Hetfield ou Hammett. A cavalgada em Motorbreath é um grude só e em Jump in the Fire é coisa de se ouvir um cem número de vezes consecutivamente sem enjoar.
    Até a chatice inicial de Pulling Teeth, que, na verdade, é coisa de arrancar-se vários dentes sem anestesia, deixa qualquer um extasiado (ou anestesiado) para poder conter-se em sua cadeira e não sair por aí destruindo tudo a chicotadas, como sugere o riff de Whiplash, este que considero o mais visceral e pegajoso som de todos os tempos.
    Pahntom Lord é na mesma pegada de Whiplash e, em No Remorse, o riff batidão é bem sugestivo para aquela repetitiva martelada na cabeça quando arquitetamos algum plano mal intencionado que, se idealizado, não nos venha causar remorso algum.
    Em Seek and Destroy consta o riff que por mais tempo pode habitar a cabeça de um mortal sem danificar seu já quase desmiolado crânio. É algo tão alucinante que os menos atentos nem percebem a sensação de ter algo grudado na mente sem que nenhuma força do universo tenha a capacidade de extraí-la sem deixar sequelas! Para fechar essa obra revolucionária, a ultra veloz Metal Militia com outro dos mais sensacionais riffs que a eternidade poderá prestigiar. Isso sem contar os diversos riffs intermediários de diversas passagens do álbum, uma verdadeira rifferança de tirar o chapéu!
 
TRACKLIST:
1) Hit The Lights
2) The Four Horsemen 
3) Motorbreath
4) Jump In The Fire
5) (Anesthesia) Pulling Teeth
6) Whiplash
7) Phantom Lord
8) No Remorse
9) Seek And Destroy
10) Metal Militia
 
FORMAÇÃO:
James Hetfield – guitarra e vocal.
Lars Ulrich – bateria.
Kirk Hammett – guitarra.
Cliff Burton – baixo.