Álbuns Marcantes #43: "Twilight of the Gods" (1991) - Bathory

    Em 1991 Bathory lança o álbum “Twilight of the Gods”, o segundo dentro do gênero recém criado pela banda. O álbum já se inicia com um clima épico e uma atmosfera de vento sinistra, lentamente adicionando guitarras altas e bateria profunda, muito vigorosa, o que intensifica o clima que vai se consolidar no disco. Todas as faixas foram compostas e gravadas pelo Quorthon, exceto pela faixa Hammerheart, que teve a produção e mixagem de Boss Forsberg.


    
Abrindo o álbum com a faixa título e seus 11 minutos (estamos acostumados com músicas mais diretas abrindo um disco), apresenta uma bela introdução de guitarra que vai crescendo, crescendo até atingir níveis épicos (é o que se espera de uma música tão comprida).
    Seguindo a fórmula de Twilight, Through Blood by Thunder inicia introspectiva, mas já mostra a que veio, se apresentando mais direta, com uma melodia mais grudenta e um solo de guitarra muito bacana. O que não pode-se dizer de Blood and Iron, com sua introdução gigante de violão (quase 2 minutos, apesar de ser muito bonita), segue a mesma fórmula apresentada até aqui e com um refrão repetitivo.
    Under the Runes tem até agora, o riff mais marcante do álbum, lembrando até um pouco Savatage (inclusive pela melodia da música). As faixas To Enter Your Montain e Bond of Blood seguem exatamente a mesma fórmula de todas as músicas apresentadas até aqui, então seria redundância comentar dobre.


    
Iniciando introspectiva mas, diferente de todas as músicas do álbum, Hammerheart é quase um “louvor”, toda cantada com um clima épico e cinematográfico (eu sei que a temática é viking, mas me lembrou os filmes do "Senhor dos Anéis").
    E assim finalizo esse álbum que é de grande importância para os fãs de viking metal (porquê de extremo esse álbum não tem nada), posso dizer que ele tem um clima épico que coloca seu imaginário dentro daquele cenário (por conta de referências que temos de filmes e séries) de guerra do período viking.
    Ademais, difícil destacar alguma faixa no álbum, todas as músicas são de extremo bom gosto, e com o mesmo refinamento no arranjo. Desde as músicas mais épicas como a que dá nome ao disco, até as mais épicas como Blood and Iron carregam o mesmo peso e interpretação carismática de Quorthon.

TRACKLIST:
1) Prologue – Twilight of the Gods – Epilogue
2) Through Blood by Thunder
3) Blood and Iron
4) Under the Runes
5) To Enter Your Mountain
6) Bond of Blood
7) Hammerheart