Álbuns Marcantes #40: "King of the Grey Islands" (2007) - Candlemass

    Em 22 de junho de 2007. O álbum chamado "King of the Grey Islands" é lançado. É o nono álbum de estúdio da banda sueca de doom metal Candlemass. A versão digipak contém um bônus de duas gravações de estúdio com Robert Lowe, sendo o primeiro álbum da banda que conta com a participação do vocalista do grupo americano Solitude Aeternus. Lowe se juntou ao Candlemass após a saída do ex-vocalista Eddie "Messiah" Marcolin, que deixou a banda em 2006, com as faixas vocais para o novo álbum sem gravações.
    Este é o primeiro disco conceitual da história da banda e fala sobre a depressão e o suicídio na sociedade atual. Segundo o disco, o 'Grey Islands' é uma espécie de refúgio mental para quando estamos tristes, desiludidos ou simplesmente putos com a vida.
    O 'rei da Grey Islands' é um personagem fictício que representa todas as emoções negativas e o que elas podem fazer se você não tomar o controle da situação. Como estamos em um álbum do Candlemass, e não do Helloween, essas emoções negativas levam o protagonista do álbum ao suicídio na última faixa.
    Mats Léven gravou algumas demos, incluindo Emperor Of The Void, Devil Seed, Of Stars And Smoke, Demonia 6, Destroyer, Embracing The Styx e Edgar Grey, essas versões foram lançadas no box "Doomology" junto com shows e demos de outros álbuns. De uma forma geral essas versões sofreram poucas modificações em relação à sua versão final. Entre elas, pequenas modificações nas letras e na introdução com violão em Embracing The Styx, substituído pela guitarra na versão final.
    Algumas edições do álbum contém as faixas Solitude e At The Gallows End regravadas com os vocais de Robert Lowe. A faixa Edgar Grey excluída da versão final do álbum pode ser encontrada na versão em vinil do álbum.


TRACKLIST:
1) Prologue
2) Emperor Of The Void
3) Devil Seed
4) Of Stars And Smoke
5) Demonia 6
6) Destroyer
7) Man Of Shadows
8) Clearsight
 9) The Opal City
10) Embracing The Sty

FORMAÇÃO:
Robert Lowe - Vocal; 
Mats Mappe Björkman - Guitarra;
Lars Johansson - Guitarra;
Leif Edling - Baixo;
Jan Lindh - Bateria.