Álbuns Marcantes #36: "Masquerade in Blood" (1995) - Sodom


    "Masquerade in Blood" é o sétimo álbum de estúdio do Sodom. Foi lançado em 1º de junho de 1995. Na década de 90 Sodom lançou álbuns tanto de thrash metal ("Better Off Death" - 1990) como um mais apegado ao death metal ("Tapping The Vein" - 1992) e três álbuns com uma pegada mais hardcore/punk.Voltou ao thrash old school somente no ano de 1999 com o álbum "Code Red".
    Dentre os álbuns que adentram para linha hardcore/punk se encontra o "Masquerade In Blood", lançado em 1995 com Angelripper no baixo e vocal, Strahli (RIP) na guitarra e Atomic Steif na bateria.
    O álbum pode ser divido em três partes, sendo a primeira obscura e cadenciada com pesos e melodias voltados ao Thrash Metal, lembrando que essa primeira parte é a menor de todas. A segunda parte fica por conta das faixas mais 'motörheadianas' de todo o álbum e a terceira e mais significante no álbum, as músicas com total influência de Punk, Hardcore e Crossover.
    Com nítida influência do crossover (mistura de thrash metal com punk e hardcore) é inquestionável elementos do Motörhead no som da banda pois essa influência é algo perceptível em todos os álbuns, seja de forma sutil ou até de uma forma mais presente (nesse álbum a isso é gritante, o baixo distorcido e gordo é muito marcante em todas as músicas).
    Os destaques principais são as músicas Masquerade In Blood e Gathering Of Minds, as únicas 100% thrash metal do álbum. As demais músicas são mais hardcore/punk (incluindo até Let’s Break The Law, cover do Anti-Nowhere League). Destaco também as faixas Fields of Honour, Unwanted Youth e Scum.

Ouça o álbum na íntegra:


TRACKLIST:
1) Masquerade In Blood
2) Gathering of Minds
3) Fields Of Honour
4) Braindead
5) Verreck!!
6) Shadows of Damnation
7) Peacemaker’s Law
8) Murder In My Eyes
9) Unwanted Youth
10) Mantelmann
11) Scum
12) Hydrophobia
13) Let´s Break The Law

FORMAÇÃO:
Tom Angelripper - vocal e baixo;
Strahli - guitarra;
Atomic Steif - bateria.