Sons Extremos #07: Desalmado

Salve headbangers! O Desalmado há muito tempo vem rompendo as barreiras do underground com o seu som que há tempos não podemos chamar apenas de grind, pois tem elementos dentro do death metal tradicional e do hardcore, criando assim uma sonoridade tão única e marcante que tivemos uma tarefa bem hercúlea em destacar apenas alguns sons, então vamos para a mais nova edição de "Sons Extremos".

"Hereditas" - EP (2008): 'Esporrento' para dizer o mínimo desse EP! O Desalmado já mostrava para que veio. Com mais ou menos 16 minutos ininterruptos de violência, fica até difícil apontar destaques, pois o trabalho se deixa ouvir de uma maneira muito fluida e agressiva na medida certa. Destaques para Condenado Pelo Ódio que é bem Napalm Death o que é ótimo, Chagas Abertas tem um ar meio punk que fica animal, também Manto de Sangue, um grande metal morte e a faixa título, que faz jus a tudo que foi mostrado aqui , era o Desalma já chegando com os dois pés no peito!

"Desalmado" - Full-length (2012): Depois de um ótimo EP, o primeiro full do Desalmado pega todas as características positivas do primeiro EP e eleva a milésima potência, por muito tempo foi o meu trabalho favorito do Desalma, lendo todo esse texto aqui até o final, logo você descobrirá quem o substitui no ranking. Aqui o grind está a frente, as influências de death metal já dão as caras, mas aqui temos um dos momentos mais agressivos e por isso mesmo lindos, como Canibal Social, Todos Vão Morrer, Herege e Falso Profeta, note como os vocais do Caio tem uma pegada meio João Gordo na época do "A Cada Dia Mais Sujo e Agressivo" (1987) - Ratos de Porão.
 

"Estado Escravo" - EP (2014): EP monstruoso, para dizer o mínimo, esse aqui dá paulada fácil em muitos CDs full por aí! Tendo a produção por conta do próprio Desalma e com Jean Dolabella (ex Sepultura) o que pode explicar uns toques de thrash metal aqui no grind da banda. Então sem muito o que dizer para sons que explicam-se por si, sendo eles Preço da Liberdade, Massacre Civil, Glória, a faixa título e Santo Ofício, com a participação do mestre João Gordo.
 
"In Grind We Trust" - Split (2016): Lançado pela Black Hole, esse Split uniu dois dos mais promissores nomes do grind na época que com o passar dos anso vieram confirmar a preferência pelo barulho extremo. Nossos destaques nesse trabalho são a fulminante O Pavor do Estado, som que tem toda aquela pegada clássica da banda, mas surpreende ainda as levadas e os vocais mega dilacerados de Hidra e a cadência que desagua no mar de turbulência que atende por Em Ruína.

"Save Us from Ourselves" - Full-length (2018): Esse trabalho tem resenha aqui no site e você pode conferir no link Desalmado - resenha
Mas vamos falar dos destaques desse que é na minha opinião um grande divisor de águas na discografia do Desalmado, pois temos aqui as letras em inglês na totalidade do trabalho além da banda mostrar que estava apta para explorar novas sonoridades, isso tudo de maneira muito dinâmica e em pouco mais de 25 minutos. Aquela pegada Napalm Death também está presente, então destaques mais que especiais para Privilege Walls, a faixa título Save Us from Ourselves, Blessed by Money e Bridges to a New Dawn.

"Rebelião" - EP (2020): Também falamos desse fantástico trabalho aqui, confira no Link 
Totalmente inspirado no momento atual, esse trabalho é um tratado com apenas duas faixas sensacionais, além da faixa título, temos a poderosa Esmague os Fascistas com a participação de Nata de Lima (Manger Cadávre?).

"Mass Mental Devolution" - Full-length (2021): Acredito que toda a evolução da banda desagua aqui  em um trabalho que sofreu com a maldita pandemia (assim como o mundo todo), porém é muito difícil passar por esse álbum sem se empolgar e ao mesmo tempo, se orgulhar da qualidade, pois além de fazer frente a muito lançamento gringo, este é um futuro clássico do grind/death sem limitações, como toda a carreira do Desalmado, destaques para... Todas!... Mas vamos dar à faixa título, para o single Hollow e para Across the Land a indicação que merecem!!!