Resenha #221: "Battle Desolation" (2019) - Volkmort

Salve Headbangers!
Sem dúvida alguma, fazer doom metal no underground é uma batalha constante. Por mais que temos um estilo denso e extremamente macabro como o metal sempre pede, o doom acaba se tornando mais marginal dentro da cena, porém o chamado do campo de batalha não falha o que faz a Volkmort estar a mais de 16 anos na estrada do underground e nos entregam essa experiência em forma de um dos melhores trabalhos do ano do seu lançamento. "Battle Desolation" consegue unir com uma forma muito homogênea o death metal, a angústia, o doom metal, o ódio e como o título entrega, também a desolação.
 

Senteced to Death abre com uma intro que ironicamente vem a mente quando observamos o que está acontecendo no leste europeu e o grande tamanho da estupidez humana, pois essa passagem encontra-se no documentário "Trinity and Beyond: The Atomic Bomb" que narra as desgraças da guerra, tema que transpassa todo o álbum! Esse som começa com um riff muito bem executado e rápido e logo a banda desacelera e deixa tudo ainda mais pesado esse aqui é para mim, o grande diferencial da banda, conseguir mesclar essas variações de velocidade de forma muito orgânica e nada previsível ou enjoativa, tanto é que esse som tem seus dez minutos e se deixa ouvir muito fácil .

O clima mórbido e penetrante envolve toda atmosfera em The Begginning of the End, Prelude to Chaos, um dos momentos mais arrastados do álbum, claro que digo arrastado no melhor sentido da palavra, pois a transição aqui é mais uma vez admirável, além dos vocais de Dunkel Traum que transmitem bem a sensação de desalento.
 

Destructive Obsession (World’s Funeral) faz jus ao seu nome. O clima fúnebre irá despertar no ambiente o aroma da morte, um excelente andamento das linhas de guitarras faz esse som ficar marcado, um som que tende a se tornar clássico no death doom. Frontline com uma intro retirada do filme "Coward", logo a faixa chega as raias do som bélico e todo o caos e desalento de uma terra devastada. E profetizando o fim, Abyss vem sintetizando o pensamento de queda e desprendimento da vida, com os últimos suspiros em Triumphus Mortis, uma faixa gravada de um ensaio que vai dar uma pequena amostra do que esses arautos da morte podem fazer ao vivo, sem dúvida o doom metal ganha um atmosfera mais tétrica, pecaminosa e apocalíptica nas mãos da Volkmort.

TRACKLIST:
1) Sentenced to Death 
2) The Beginning of the End, Prelude to Chaos 
3) Destructive Obsession
4) Front Line
5) Abyss
6) Triumphus Mortis
 

FORMAÇÃO:
Deathos - baixo;
Unorthodox - guitarras;
Sepulchral - bateria;
Dunkel Traum - vocais;
Necro Abhorrence - guitarras.